Galinheiros precisam de ventilação potente devido onda de calor

O calor muito forte é prejudicial à avicultura como um todo, porém é possível reduzir os problemas provocados nos aviários. Segundo especialistas, em cada fase do crescimento das galinhas, há uma zona de conforto térmico e, no caso do frango adulto, a temperatura dentro do aviário não pode passar de 28 graus. Recentemente, produtores relataram […]

O calor muito forte é prejudicial à avicultura como um todo, porém é possível reduzir os problemas provocados nos aviários. Segundo especialistas, em cada fase do crescimento das galinhas, há uma zona de conforto térmico e, no caso do frango adulto, a temperatura dentro do aviário não pode passar de 28 graus. Recentemente, produtores relataram a morte de um grande número de poedeiras em Bastos (SP), cidade com a maior produção de ovos do Estado de São Paulo, por causa das altas temperaturas registradas — que superaram os 40 ºC — e a baixa umidade, registradas no início de outubro.

Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos

Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos

Além dos fatores climáticos, outras situações podem contribuir para o aumento da temperatura dentro do aviário, como a quantidade de frangos por cada metro quadrado. Para manter a temperatura dentro da zona de conforto, os produtores utilizam equipamentos, como ventiladores e nebulizadores. “Os motores mais utilizados nestes equipamentos de ventilação são de grau de proteção IP 44 (protegido contra pó) e IP 55 (protegido contra pó e jatos de água) — que são monofásicos e trifásicos, possuindo, normalmente, o regime S1 contínuo e AIR OVER, sem ventilação forçada — para máquinas de climatização de ar“, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos (empresa especializada em motores para diversos segmentos, como os de construção civil, alimentício, agrícola, industrial, entre outros).

Leia também: Motoristas com CNH vencida na Bahia podem dirigir sem risco de punições

continua depois da publicidade

A climatização de estufas agrícolas e granjas acompanha uma série de benefícios, entre eles o controle de umidade e a oxigenação do local, sendo eficaz no controle de temperatura e preservando os organismos ali mantidos. “Hoje em dia, esses equipamentos de ventilação são mais tecnológicos e possuem motores eficientes, que auxiliam também na economia, pois estão dentro da classe de rendimento mínimo de energia elétrica exigido atualmente no Brasil”, explica.

Motor Hercules Agro

Motor Hercules Agro

Segundo ele, a Hercules Motores Elétricos fornece às marcas fabricantes motores customizados, desenvolvidos em conjunto com elas, de forma que sejam eficientes e diferenciados, tendo carcaça de alumínio (que tem um ótimo dissipador de calor, é resistente a ambientes salinos e também o mais leve do mercado), pés removíveis, classe de isolamento F (suportando até 155 ºC), rolamentos blindados de primeira linha, entre outros benefícios.

Em dias quentes e de verão podem ocorrer tempestades com chuvas, causando oscilação de tensão, que podem provocar falhas nos ventiladores e nebulizadores, devido à instabilidade energética.

continua depois da publicidade

Para evitar esse tipo de transtorno, existe a linha de motores padrões — com o chamado click rural — que atendem à tensão entre 110 e 127 V; de 220 até 254 V; de 440 até 508 V. Já para os equipamentos expostos a ambientes com pó e umidade, são direcionados os motores resistentes a essas ocorrências, que são os da linha IP 44 e IP 55.

Drauzio Menezes explica

Sobre a Hercules Motores Elétricos

A Hercules Motores Elétricos oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e tecnológico no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio de pequeno, médio e grande portes. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, é uma empresa certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética.

Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo com realidade aumentada que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica e ainda ouvir um podcast para conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O app pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS.