Vagas remanescentes do Fies 2020/2: inscrições são reabertas; confira as datas

Devido às instabilidades no sistema, foram reabertas as inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2020/2 (Fundo de Financiamento Estudantil). O Ministério da Economia informou que ainda existem 50 mil oportunidades abertas dentro dos processos seletivos de 2020. continua depois da publicidade De acordo com o edital de prorrogação do Fies, as inscrições realizadas nos […]

Devido às instabilidades no sistema, foram reabertas as inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2020/2 (Fundo de Financiamento Estudantil). O Ministério da Economia informou que ainda existem 50 mil oportunidades abertas dentro dos processos seletivos de 2020.

continua depois da publicidade

De acordo com o edital de prorrogação do Fies, as inscrições realizadas nos dias 06 e 07 de outubro serão devidamente resguardadas. Aqueles que conseguiram efetuar o procedimento, dessa maneira, possuem maior chance de garantir o financiamento.

Até porque as vagas remanescentes são geralmente preenchidas com base na ordem em que as inscrições foram feitas. Ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre os novos prazos para o Fundo de Financiamento Estudantil? Acompanhe a matéria completa logo abaixo.

continua depois da publicidade

Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Publicamos as principais notícias nacionais e internacionais!

Vagas remanescentes do Fies 2020/2: novas datas para realizar as inscrições

Os novos prazos para inscrições variam de acordo com o perfil dos interessados. Confira:

  • Nos dias 26 e 27 de outubro de 2020: somente os candidatos de áreas prioritárias de conhecimento (cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciências da computação);
  • Entre os dias 28 de outubro e 03 de novembro de 2020: interessados que ainda não estejam matriculados em instituições de ensino superior;
  • Entre os dias 28 de outubro e 27 de novembro de 2020: candidatos que desejam financiar as mensalidades no curso em que já estão matriculados.

Como se inscrever para as vagas remanescentes?

Para garantir a sua inscrição em alguma das vagas remanescentes do Fies, é necessário seguir alguns procedimentos básicos. Veja:

continua depois da publicidade

Vale destacar que é necessário ter realizado alguma das edições do Enem (a partir de 2010), além de possuir renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da unidade familiar.

Somente serão selecionados aqueles que tiverem alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas. Por sua vez, os candidatos também não podem ter zerado na etapa de redação.

O que é o Fies?

Criado em 1999, o Fies diz respeito ao programa do governo que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior, especificamente aqueles que são ofertados pelas instituições privadas.

continua depois da publicidade

O benefício é concedido aos estudantes que não dispõem de recursos financeiros para arcar com as mensalidades. Desde o ano de 2018, ele é fornecido em duas modalidades: por meio do próprio Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).