Eleições 2020: App e-título é o mais baixado; saiba como usar

O app e-Título atingiu número superior a 4 milhões de downloads somente na última segunda-feira, 09 de novembro. Assim, se tornou o aplicativo mais baixado no Brasil nas categorias “apps em alta”, no Google Play, e “apps gratuitos”, da Apple Store. continua depois da publicidade A ferramenta, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, representava apenas uma […]

O app e-Título atingiu número superior a 4 milhões de downloads somente na última segunda-feira, 09 de novembro. Assim, se tornou o aplicativo mais baixado no Brasil nas categorias “apps em alta”, no Google Play, e “apps gratuitos”, da Apple Store.

continua depois da publicidade

A ferramenta, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, representava apenas uma versão digital do título eleitoral, mas passou por atualizações e agora realiza outras funções.

Com a ferramenta, o eleitor poderá consultar o endereço do seu local de votação. Além disso, o cidadão poderá emitir documentos, como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de nada consta criminal eleitoral. Outra opção permite que o eleitor justifique a ausência nas urnas pelo próprio aplicativo.

continua depois da publicidade

De acordo com o órgão, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1.184.683 downloads, seguido por Minas Gerais (303.103), Bahia (278.191), Rio de Janeiro (273.309) e Paraná (215.055).

App e-Título: como justificar o voto?

O aplicativo e-Título vai utilizar o GPS do smartphone do usuário para identificar se o eleitor está longe demais de sua seção eleitoral e permitir que a justificativa seja feita pelo próprio aparelho.

A funcionalidade estará disponível no domingo para justificativas por motivo de distância geográfica, apenas durante o horário da votação, das 7h às 17h.

continua depois da publicidade

Além disso, os eleitores que não puderem votar, terão ainda 60 dias, depois de cada um dos turnos, para incluir outras justificativas, como doença por exemplo, e adicionar um documento de comprovação do motivo.

Agora, quem não puder usar a plataforma disponível para celulares com Android e iOS, poderá justificar a ausência na ferramenta de georreferenciamento da Justiça Eleitoral. Nesse caso, será necessário preencher o formulário por meio do site do TSE ou, ainda, procurar um cartório mais próximo.

Eleições municipais 2020!

No próximo domingo, 15 de novembro, acontece o primeiro turno das eleições municipais 2020. Ao todo 147.918.483 pessoas estão aptas a votar no Brasil, o que registra um crescimento de 2,66% em relação às eleições municipais de 2016.

continua depois da publicidade

Este ano algumas medidas foram adotadas em razão da pandemia do novo coronavírus. Para votar será necessário uso de máscara, levar documento de identificação com foto e caneta para assinar o caderno de votação. Quem testar positivo para a COVID-19 não deve ir aos locais de votação, justificando posteriormente a falta.

As Eleições municipais de 2020 vão ocorrer das 07h às 17h, com horário preferencial de 07h às 10h para quem tem idade superior a 60 anos.

Além disso, a biometria foi suspensa, como medida para evitar a proliferação da COVID-19.

continua depois da publicidade