Pente-fino do INSS começa em agosto; saiba como não perder benefícios

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) fará uma verificação minuciosa sobre os pagamentos de benefícios. O pente-fino do INSS deve começar no mês de agosto, mas os avisos aos aposentados e pensionistas já começaram. continua depois da publicidade Saiba como utilizar o aplicativo Meu INSS para diversos serviços online Lucro do FGTS: R$ 5,9 […]

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) fará uma verificação minuciosa sobre os pagamentos de benefícios. O pente-fino do INSS deve começar no mês de agosto, mas os avisos aos aposentados e pensionistas já começaram.

continua depois da publicidade

Portanto, é importante que o beneficiário fique de olho nos comunicados do INSS e nas regras estabelecidas pelo governo para não perder o direito aos repasses realizados. Entenda mais na matéria.

Pente-fino do INSS começa em agosto

De acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, já foram enviadas 700 mil cartas ou avisos na conta bancária em que o segurado recebe os pagamentos. A previsão é que a partir do mês de agosto os aposentados e pensionistas passem por exames de perícia médica.

continua depois da publicidade

Os comunicados foram realizados pois o INSS encontrou falhas ou imprecisões nos cadastros realizados. Por enquanto, os principais alvos do governo federal são os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e dos repasses por incapacidade temporária.

Para não perder o benefício, é preciso que o aposentado ou pensionista convocado compareça a uma unidade da Previdência Social para prestar os esclarecimentos necessários e também para a realização do exame médico.

Cuidado com o golpe do pente-fino do INSS

Como o INSS vem realizando a nova verificação, criminosos estão se aproveitando para realizarem o golpe do pente-fino do INSS. O objetivo é roubar os dados de aposentados e pensionistas para depois realizar fraudes de diversas formas ou mesmo já conseguir retirar dinheiro das vítimas de forma imediata.

continua depois da publicidade

Na maioria dos casos, o golpe começa com o criminoso realizando contatos via ligação ou mensagem. Em seguida, ele se passa por um servidor do INSS e solicita que a vítima passe os seus dados devido ao pente-fino. Entretanto, o INSS não realiza esse tipo de prática. A autarquia já possui os dados do pensionista ou aposentado.

O contato oficial do governo é feito via carta com o carimbo oficial ou por meio do aplicativo oficial do Meu INSS. Portanto, não passe informações a desconhecidos ou transfira recursos para contas de terceiros.