Saiba como utilizar o aplicativo Meu INSS para diversos serviços online

Inovação tecnológica é a palavra de ordem nestes últimos dois anos, haja vista que a pandemia alterou a rotina dos serviços públicos. Aproximar o público dos serviços essenciais através da tecnologia é um desafio. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) busca se adaptar às vantagens do atendimento online para melhor atender seu público. Por […]

Inovação tecnológica é a palavra de ordem nestes últimos dois anos, haja vista que a pandemia alterou a rotina dos serviços públicos. Aproximar o público dos serviços essenciais através da tecnologia é um desafio. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) busca se adaptar às vantagens do atendimento online para melhor atender seu público. Por isso, desenvolveu melhorias no aplicativo Meu INSS.

continua depois da publicidade

Completamente reformulado, o app proporciona melhor interação e mais serviços virtuais. Um dos principais serviços que provocam aglomeração e até muitos constrangimentos é a prova de vida, que sempre precisa da renovação, agora é possível fazer pelo Meu INSS. Muitas pessoas sentem dificuldades para utilizar o serviço, mas vamos detalhar aqui no Tudo Bahia como baixar e se cadastrar.

Instalando e cadastrando Meu INSS

O aplicativo Meu INSS é muito intuitivo e, portanto, não demanda muita dificuldade. Basta ter um pouco de atenção durante o processo.

continua depois da publicidade

Primeiro, é necessário procurar em sua loja de aplicativos (Play Store – Android) ou App Store (IOS) por “Meu INSS”. Em seguida, clique em baixar o aplicativo.

Logo após, clique em abrir e, caso seja cadastrado já na versão anterior, basta digitar o CPF para login e senha. Se não tiver cadastro ainda, é só clicar em “Inscrever no INSS” e preencher com os dados necessários. Outra via mais fácil é entrar através dos “Dados do gov.br” que podem ser:

  • Bancos Credenciados: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Santander. Com conta em qualquer um desses bancos, é possível acessar o aplicativo;
  • Certificado digital em nuvem;
  • Validação Facial App Meu gov.br;
  • Internet Banking;
  • Número do CPF;
  • Certificado digital.

Um código de acesso será enviado para o telefone cadastrado anteriormente ou no momento do primeiro acesso. Esse código de validação deverá ser inserido no campo “Código de Acesso”. Após clicar nele já será possível passar para a última fase no App Meu INSS.

continua depois da publicidade

Dentro da plataforma, serão realizados alguns questionários para confirmar a autenticidade do usuário. Feito isso já será possível utilizar a plataforma e os serviços disponíveis.

Fazendo agendamentos no Meu INSS

Para realizar agendamentos no Meu INSS, é necessário “Fazer Login” e, em seguida, procure no aplicativo a sessão “ Agendamentos/Requerimentos”. Após, encontre o serviço que deseja agendar.

Agendamento de Perícia Médica

O agendamento para perícia médica é realizado no aplicativo clicando em “Crie sua conta Gov.br”. Em seguida, basta selecionar uma das formas de se cadastrar.

continua depois da publicidade

Serão pedidas algumas informações para efetuar o cadastro. Na sequência clique em “Agende sua Perícia” e depois em “Agendar Novo”.

O usuário poderá fazer o acompanhamento através do “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.