Segundo semestre do Sisu: inscrições abrem na terça (03/08)

O Sistema de Seleção Unificada, que seleciona alunos para universidades públicas, vai abrir as inscrições para o segundo semestre do Sisu em 2021. As vagas são destinadas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). continua depois da publicidade Novo Bolsa Família não descumprirá teto de gastos, afirma Guedes Saque Bolsa […]

O Sistema de Seleção Unificada, que seleciona alunos para universidades públicas, vai abrir as inscrições para o segundo semestre do Sisu em 2021. As vagas são destinadas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

continua depois da publicidade

O programa é gratuito e o estudante que se inscrever não vai pagar nenhuma taxa, além de estar isento do pagamento de mensalidades, já que as vagas são reservadas em instituições públicas.

Segundo semestre do Sisu: como fazer inscrição?

Para participar do Sisu, é preciso que o estudante tenha participado da última edição do Enem. Além disso, é necessário que o candidato não tenha zerado a nota da redação.

continua depois da publicidade

Os interessados devem acessar o site oficial do Sisu 2021 e clicar na opção “Fazer inscrição”. O candidato poderá escolher até duas opções de curso e será possível alterar suas opções durante as inscrições.

O programa possui vagas de ampla concorrência e disponibiliza um percentual de suas vagas para que os alunos que correspondem aos critérios socioeconômicos disputem por vagas de cotas, como:

  • Alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas;
  • Pessoas com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e que estudaram em escola pública;
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos, quilombolas e indígenas.

Cronograma do Sisu 2021.2

Atenção às datas divulgadas para não perder os prazos do segundo semestre do Sisu:

continua depois da publicidade
  • 03 a 06 de agosto de 2021: período de inscrições;
  • 10 de agosto de 2021: resultado da chamada única;
  • 11 a 16 de agosto de 2021: período para matrícula dos selecionados em chamada única;
  • 10 a 16 de agosto de 2021: prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;
  • 18 de agosto de 2021: disponibilização da lista de espera para as instituições de ensino participantes;
  • 19 de agosto de 2021: início da convocação por parte das instituições de ensino dos selecionados por meio da lista de espera.