Gabaritos do Encceja são liberados pelo Inep; saiba como consultar as respostas oficiais

Os gabaritos do Encceja já estão disponíveis para os candidatos verificarem seus acertos na prova que aconteceu no último dia 29/08.

Nesta quarta-feira (01/09), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou os gabaritos oficiais do Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). As provas foram realizadas no último dia 29 de agosto de 2021.

continua depois da publicidade

A avaliação aconteceu em 622 municípios brasileiros. Puderam participar pessoas que não finalizaram os ensinos fundamental e médio na idade regular. Os aprovados devem receber certificado dos respectivos níveis.

Além da prova normal, o Ministério da Educação também liberou um edital para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Essas terão sua chance de realizar a avaliação nos dias 13 e 14 de outubro de 2021. Os gabaritos do Encceja para esses candidatos deve sair logo em seguida.

continua depois da publicidade

Gabaritos do Encceja para ensino fundamental regular

gabaritos do encceja

Foto: Inep

gabaritos do encceja

Foto: Inep

Gabaritos do Encceja para ensino médio regular

gabaritos do encceja

Foto: Inep

gabaritos do encceja

Foto: Inep

Como foi a redação do Encceja 2020

Para a edição deste ano, os candidatos de nível fundamental precisaram redigir um texto sob o tema “Abandono afetivo do idoso no Brasil”. Os alunos de nível médio, por sua vez, fizeram redação acerca do “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”.

Assim como no Enem, o texto deveria ser dissertativo-argumentativo e ser escrito em até 30 linhas. Para verificar os gabaritos do Encceja, tanto de provas objetivas como o resultado da redação, confira a página do Inep no portal do governo. Na plataforma também é possível conferir as edições passadas.