Enem é remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro. A nova data para aplicação das provas foi divulgada no dia 08 de outubro, durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. Estiveram presentes na coletiva, Antônio Paulo Vogel, que é o ministro interino da Educação, e o presidente […]

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro. A nova data para aplicação das provas foi divulgada no dia 08 de outubro, durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. Estiveram presentes na coletiva, Antônio Paulo Vogel, que é o ministro interino da Educação, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

continua depois da publicidade

Já a versão digital do exame acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

De acordo com Antônio Paulo Vogel, o novo calendário foi definido ouvindo as secretarias estaduais de Educação e entidades que representam as instituições de ensino superior, tanto privadas quanto públicas. “Entendemos que essa decisão não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Sabemos que não é. Então, buscamos uma solução técnica, tentando ver a data que melhor se adequa a todos”, afirmou o ministro interino.

continua depois da publicidade

Para a aplicação do exame de forma presencial, serão adotadas as medidas sanitárias para prevenção do novo coronavírus. Dentre eles o distanciamento adequado entre os estudantes e o uso do álcool em gel. Os novos protocolos sanitários devem gerar um custo adicional de R$ 70 milhões para o governo federal.

“Estamos prontos para fazer essa execução em janeiro. Já estamos adotando as medidas necessárias, junto ao consórcio aplicador, para garantir a segurança sanitária durante a aplicação da prova, medidas relativas ao uso de álcool gel, uso de máscara, distanciamento e quantidade a alunos nas salas de aplicação do exame”, afirmou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Com isso, os estudantes devem se preparar para a realização das provas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Enem é remarcado para janeiro, inscritos queriam provas em maio

As provas, que aconteceriam em novembro deste ano, foram adiadas em função das medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19.

continua depois da publicidade

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram realizaram enquete para a escolha do novo período de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. E, de acordo com o resultado, 49,7% dos estudantes gostariam que o Enem impresso fosse aplicado nos dias 2 e 9 de maio de 2021.

A enquete teve 1,113 milhão de estudantes votantes, o que representa 19,3% dos inscritos no exame, que responderam a enquete de forma voluntária.

Enem 2020 tem 5,8 milhões de inscritos

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que 5,68 milhões de estudantes se cadastraram para fazer a prova impressa. Outros 96 mil se cadastraram para a versão digital, que ocorrerá pela primeira vez.

Segundo o Inep, o total representa um aumento de 13,5% em relação ao ano passado.

continua depois da publicidade