Lei do FGTS poderá ser alterada por meio de um novo projeto; entenda

Alterações na lei do FGTS serão debatidas na Câmara dos Deputados. Audiência pública está marcada para esta sexta-feira, dia 17.

A proposta para mudar a Lei 8.036/90, que faz a regulamentação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), será discutida pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. A audiência pública para debater sobre as possíveis mudanças será realizada na sexta-feira, dia 17 de setembro, às 9h30 no plenário 12.

continua depois da publicidade

De acordo com o portal da Agência Câmara, a sugestão de realizar uma audiência pública foi do deputado federal, Paulo Ramos (PDT-RJ). Ele disse que a maioria dos projetos que alteram a lei são inviáveis.

“Dos mais de 130 projetos, acima de 90% são inviáveis e colocam a estabilidade e sustentabilidade do Fundo de Garantia em risco”, ressaltou o Paulo Ramos sobre as propostas de alteração da lei que foram encaminhadas ao Congresso Nacional.

continua depois da publicidade

Investimentos sociais do FGTS

Paulo lembrou, ainda, que devem ser discutidos na audiência pelos parlamentares, e as autoridades que estarão presentes, como vão ficar os investimentos sociais do FGTS no caso: da habitação popular, dos recursos para o saneamento básico e, também, da infraestrutura urbana.

“Anualmente, o Fundo de Garantia investe em média R$ 100 bilhões nessas áreas, além de injetar na economia mais de R$ 120 bilhões em saques, e ainda é responsável pela manutenção de mais de 4,5 milhões de empregos diretos no Brasil (…)”, explicou o parlamentar, acrescentando que é preciso ter “noção dos limites dessa poupança”.

Foram convidados para participar da audiência pública o diretor do Departamento de FGTS no Ministério da Economia, Gustavo Alves Tillmann, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o presidente da Central Sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah e representantes de outras entidades.

continua depois da publicidade

A Câmara dos Deputados vai realizar a audiência pública de forma interativa na sexta-feira, dia 17 de setembro, às 9h30, no plenário 12. Pessoas interessadas em enviar perguntas, sugestões ou fazer alguma crítica pode fazer através do portal e-Democracia.