Tudo Bahia
Portal de Notícias

Como é possível saber se estou com o nome negativado? Confira

O processo que leva a inadimplência acontece em quatro etapas. Entenda como verificar se o seu nome está “sujo”, ou seja, negativado.

Segundo dados da Serasa Experian, o Brasil tem mais de 62 milhões de pessoas com o nome negativado. Estar com o CPF negativado faz com que o score de crédito fique baixo (pontos para avaliação de risco de crédito), o que consequentemente dificulta conseguir crédito, aprovação um cartão, abrir um crediário, etc.

E as vezes acontece de o CPF ser negativado e a pessoa nem estar ciente que isso aconteceu. Apesar das empresas serem obrigadas a notificar o consumidor, pode acontecer, que devido mudanças de telefone, endereço ou informações cadastrais, a notificação não seja devidamente enviada.

Então, por via das dúvidas, não custa nada checar seu CPF no Serasa de vez em quando por garantia. Mas como verificar se estou com o nome negativado? Antes de mais nada, saiba que a consulta é online e gratuita, podendo ser feita em qualquer site de proteção ao crédito.

Agora, para saber se há alguma dívida no seu nome é preciso consultar o seu CPF. Aqui, segue um passo a passo para te ajudar:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Selecione a opção “Consultar CPF grátis”;
  3. Faça o seu cadastro, caso ainda não tenha feito;
  4. Caso tenha sido necessário realizar um cadastro, confirme seu e-mail;
  5. Entre com seu login e senha;
  6. Selecione a opção “Meu CPF” e confira se há pendências.

O que acontece para meu nome ser negativado?

O processo que leva a inadimplência acontece em quatro etapas, que podem ocorrer ao longo de meses, desde o atraso no pagamento da dívida até que o nome seja negativado. As etapas são as seguintes:

  • Primeiro, ocorre o atraso no pagamento de contas;
  • Em seguida, é realizada a cobrança do débito pelo credor;
  • Depois, é determinado o prazo e feito informe da negativação; e
  • Por fim, o nome negativado.
LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais