Governo cria 14 mil pontos de internet gratuita no país; saiba os detalhes

O programa Wi-Fi Brasil, do governo federal, já garantiu 14 mil pontos de internet em 79% das regiões Norte e Nordeste. Saiba mais.

O Governo Federal, através do programa Wi-Fi Brasil, já instalou 14 mil pontos de internet em 79% das regiões Norte e Nordeste. O programa implementou ponto de inclusão digital e social, proporcionado conexão gratuita e de alta velocidade para quase nove milhões de pessoas que moram em três mil municípios.

continua depois da publicidade

O Wi-Fi Brasil está presente em todos as cidades dos estados do Acre, Amapá, Amazonas e Roraima, na Região Norte do país. Mais de 10 mil escolas recebem a conexão via satélite, sendo que 91% dessas unidades de ensino estão localizadas na zona rural. As unidades de saúde (mais de 749) e espaços públicos também foram beneficiadas com o programa.

Modalidades do programa Wi-Fi Brasil

O programa Wi-Fi Brasil de instalação de banda larga é composto por duas modalidades. Nelas, são instaladas antenas e roteadores para que o serviço chegue para a população em diferentes áreas e órgãos públicos.

continua depois da publicidade

Uma das modalidades leva a internet para instituições, órgãos públicos e assentamentos. A banda larga chegou nas escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas e quilombolas, assentamentos rurais e telecentros comunitários.

As regiões que recebem a internet, dependendo da localização específica, podem ter mais pontos de inclusão. Um exemplo são os postos de fronteiras e, também, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Já na outra modalidade do programa, são disponibilizadas internet nas praças públicas. Nesses casos, em cada praça se instala uma antena com pontos de acesso à internet que geram velocidades de conexão de 10 a 20 megabites por segundo. O acesso é gratuito e livre para todos que utilizam o espaço público.

continua depois da publicidade

A antena recebe um sinal, ele é enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) brasileiro. Esse equipamento fica na órbita da terra a 36 mil quilômetros de distância. A instalação do SGDC foi realizada há quatro anos.

O equipamento que está em órbita é o único satélite brasileiro com capacidade de proporcionar um fornecimento de conexão de internet banda larga de alta velocidade para qualquer região do território nacional. Isso garante que regiões mais afastadas possam ter acesso à tecnologia.