Enem impresso e digital: qual a diferença entre as modalidades de provas?

O Enem 2021 terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada prova, além de uma redação. Entenda as diferenças entre as versões.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou duas versões da prova em decorrência da pandemia da COVID-19. Só que, a partir dos próximos anos, as avaliações virtuais serão mantidas; pelo menos até 2026. Lembrando que a edição do Enem 2021 será realizada nos dias 21 e 28 de novembro.

continua depois da publicidade

As provas que podem ser feitas pelos estudantes nas versões impressa ou digital, ainda, deixam muitos candidatos em dúvida. Por isso, é importante saber qual a melhor modalidade. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, para a edição do Enem deste ano, 101.100 vagas para realização das provas na versão digital.

Prova do Enem na versão digital

Existem algumas diretrizes e procedimentos para participação no Enem 2021 digital. Conforme os editais, são os seguintes:

continua depois da publicidade
  • Enem 2021 digital é exclusivo para estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2021 ou que já concluíram o ensino médio;
  • Antes do participante efetuar a inscrição, deverá ler o edital, os anexos e os atos normativos para ter certeza que aceita todas as condições nele estabelecidas e que preenche todos os requisitos exigidos;
  • Enem 2021 digital só será realizado nos locais autorizados pelo Inep. O estudante deve comparecer ao local de prova determinado pelo Inep para realizar o exame. Ele não poderá fazer as provas em um computador particular;
  • Estudante que fizer a opção por se inscrever no Enem 2021 digital, de acordo com a disponibilidade de vagas, não poderá se inscrever na edição do Enem 2021 impressa. Depois de fazer a inscrição, não poderá mudar;
  • A aplicação do exame será feita pela instituição contratada pelo Inep;
  • As provas objetivas serão apresentadas e respondidas online;
  • A redação deverá ser feita à mão, como no Enem impresso;
  • A aplicação do exame do Enem 2021 digital seguirá o horário de Brasília (DF), com abertura dos portões às 12 horas e fechamento às 13 horas. Início das provas às 13h30.

Prova do Enem na versão impressa

O Enem sempre foi realizado na versão impressa. O candidato deve seguir as regras:

  • Enem 2021 impresso as provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal;
  • Podem participar do Enem impresso qualquer pessoa, inclusive as pessoas que fazem como treineiros;
  • A aplicação das provas será feita pela instituição aplicadora contratada pelo Inep.

O Enem 2021 terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada prova, além de uma redação. As provas e a redação vão avaliar os conhecimentos nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática e uma redação. Elas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

No primeiro dia do exame do Enem 2021, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O tempo para realização do exame é de 5 horas e 30 minutos, que serão computadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

continua depois da publicidade

No segundo dia, o exame do Enem 2021 trará aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. A aplicação terá duração de 5 horas, também contadas pelo chefe de sala.