Aposentadoria do INSS: dependendo do caso, valor pode aumentar para R$ 3 mil

Nas revisões, é possível identificar se o segurado teve alguma informação omitida ou o cálculo não foi baseado corretamente no regime de trabalho.

Muitos segurados do INSS não sabem, mas existem algumas situações que poderão proporcionar oportunidade de aumento do benefício para até R$ 3 mil. Isso é possível devido aos pedidos de revisão. Na maioria das vezes, o segurado não recebe o valor que deveria ter direito por erros administrativos do próprio Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

continua depois da publicidade

Para averiguação de seu benefício e, respectivamente, saber se tem o direito ao aumento, existem as possibilidades de realizar as chamadas revisões. Alguns trabalhadores podem ter atuado em profissões que, por lei, teriam reconhecimento de tempo especial. Essas profissões são chamadas de insalubres ou periculosas, como Enfermeiro, Bombeiros, Motorista de Ônibus ou Caminhão.

No caso do reconhecimento de tempo especial, acrescenta-se um dígito para cada ano trabalhado, ficando 1,4 para homens e 1,2 às mulheres. Assim, fazendo a revisão, é possível identificar que o INSS pode não ter levando em conta a partir do cálculo.

continua depois da publicidade

Quais modalidade da Revisão do INSS

Existem pelo menos quatro modalidades de revisões no INSS, que são as seguintes:

  • Revisão de Fato;
  • Revisão de Direito;
  • Revisão do Buraco Negro;
  • Revisão de Teto.

Através dessas revisões, é possível identificar se o segurado teve alguma informação omitida ou o cálculo não foi baseado corretamente no regime de trabalho, conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT. Ainda é possível realizar a revisão da vida toda, que abrange pessoas que não tiveram benefícios contabilizados (anteriores a 1994).

O mais indicado é buscar ajuda profissional (advogado trabalhista ou previdenciário) para entrar com ação pedindo a revisão. Mas o cidadão pode, igualmente, realizar o pedido de revisão, seja através do número 135 ou indo até uma agência do INSS.

continua depois da publicidade

É importante que o segurado tenha em mãos todos os documentos necessários para comprovarem contribuições e períodos trabalhados.