Em novo decreto, Prefeitura do Rio autoriza 50% de público em estádios; entenda

Medidas de flexibilização começam a valer a partir da terça-feira, dia 21 de setembro, em toda a cidade do Rio de Janeiro.

A prefeitura do Rio de Janeiro publicou um novo decreto em que libera até 50% da capacidade dos locais destinados aos eventos esportivos, como os estádios e também os eventos realizados em locais abertos. Lembrando que as pessoas precisam estar com o esquema vacinal completo para assistirem aos jogos.

continua depois da publicidade

A medida começa a valer em toda a cidade a partir desta terça-feira, dia 21 de setembro. O funcionamento de boates, danceterias e salões de dança seguirá suspenso até que 65% da população da cidade tenha tomado a segunda dose contra a COVID-19. Só quando isso acontecer é que esses locais voltarão a funcionar com metade da capacidade.

A cidade já atingiu 60% da população adulta com o esquema vacinal completo. Agora, 98% da população teve a imunização iniciada. Em relação aos adolescentes, 240 mil jovens já receberam a primeira dose da Pfizer – metade do público jovem do município.

continua depois da publicidade

Lembrando que a Pfizer foi a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) para os adolescentes. O novo decreto foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 17 de setembro, depois da realização de uma análise da situação epidemiológica da COVID-19.

Jogos como evento-teste no Rio

Lembrando que na quarta-feira, dia 15 de setembro, foi realizado o primeiro jogo no Maracanã com público autorizado pela Secretária Municipal de Saúde. O evento-teste teve o cumprimento das medidas de saúde estipuladas pelo protocolo sanitário. O público teve que usar máscaras de proteção, comprovar vacinação e o teste negativo para COVID-19.

Já agendado, o próximo evento-teste está previsto para acontecer na quarta-feira, dia 22 de setembro. O jogo diz respeito ao confronto entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil, especificamente para a disputa pela Copa Libertadores.

continua depois da publicidade