Caixa libera até R$ 100 mil para pessoas negativadas; saiba como solicitar

O interessado nessa modalidade deverá procurar a agência munido dos seus documentos, como RG, CPF e comprovante de residência.

A Caixa Econômica Federal tem uma linha de crédito especial que não necessariamente faz análise cadastral. Desse modo, pessoas negativadas podem ter acesso ao recurso. O chamado Crédito Penhor Caixa não faz a análise de negativação justamente por penhorar um bem como garantia.

continua depois da publicidade

Esse crédito se baseia em conceder ao cliente a possibilidade de apresentar alguma joia, objetos de alto valor, caneta de valor, relógios, quadros e outros itens que possam ser avaliados. Basta procurar a Caixa. Feito isso, o analista da instituição financeira irá efetuar a avaliação e conceder o empréstimo conforme critérios de pagamento e valor do objeto.

Quando o cliente termina de pagar pelo empréstimo, ele tem a opção de resgatar seu objeto penhorado ou mantê-lo na instituição para um novo empréstimo. O objeto, durante todo o período, fica no cofre da agência bancária. Caso o cliente não quite o valor do empréstimo, a Caixa Econômica Federal poderá leiloar a penhora.

continua depois da publicidade

Existe outra modalidade de empréstimo que, igualmente, não faz análise de negativação. Essa, por sua vez, usa o saldo do cliente no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

Como funciona o Crédito Penhor Caixa

O interessado nessa modalidade deverá procurar a agência munido dos seus documentos, como RG, CPF e comprovante de residência, além do objeto que deseja penhorar. No caso do saldo do FGTS, a Caixa fará a consulta de suas contas se tiver mais de uma com valores disponíveis.

Caso o analista da Caixa aprove no mesmo instante, é gerado o contrato, valor e forma de pagamento. Logo após, a quantia estará disponível na conta bancária indicada, preferencialmente que seja da Caixa por ser mais rápido o processo de envio do dinheiro.

continua depois da publicidade

Para penhora do FGTS, será necessário comunicar a empresa que esteja trabalhando.