5 milhões de pessoas ainda não fizeram prova de vida do INSS; saiba como funciona

Não realizar a prova de vida do INSS dentro do prazo resulta na suspensão do benefício. Saiba como funciona o procedimento.

Quase 5 milhões de segurados ainda precisam fazer a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo dados do instituto, mais de 31 milhões de pessoas já realizaram o procedimento e regularizaram alguma pendência cadastral entre 2020 e 2021 (até o mês passado).

continua depois da publicidade

O calendário para agendamento e realização da prova de vida do INSS já foi divulgado. Caso o procedimento não seja feito, pensionistas e aposentados não terão acesso ao benefício. Para saber se você está devendo alguma comprovação ao INSS, acesse o site ou aplicativo do Meu INSS, ou ligue no telefone 135.

Quem tiver cadastro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran) também podem realizar o procedimento por meio do aplicativo do instituto. Ou seja, sem sair de casa.

continua depois da publicidade

Perdi o prazo, e agora?

Não realizar a prova de vida do INSS dentro do prazo resulta na suspensão do benefício. Caso a decisão não seja recorrida, os valores correspondentes são cortados em prazo de até seis meses. Nesses casos, é necessário solicitar a reativação do benefício, pelo Meu INSS, para voltar a recebê-lo.

O procedimento no aplicativo é feito da seguinte maneira:

  • Faça login no seu aplicativo Meu INSS;
  • Selecione a opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Clique em “Novo Requerimento”;
  • Escolha o serviço que você deseja;
  • Selecione “Atualizar”;
  • Verifique ou altere seus dados de contato e, em seguida clique em “Avançar”;
  • Por fim, preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

Esse requerimento será analisado pelo instituto dentro dos prazos legais. Caso seja aprovado, o pagamento volta a ser repassado dentre de 72 horas. O prazo para que esse serviço seja completado, atualmente, é de 40 dias (em média).

continua depois da publicidade