Imposto de Renda: Receita Federal libera consulta de novo lote da restituição

O contribuinte recebe a restituição diretamente em sua conta bancária que foi informada no ato da declaração. Quinto lote é liberado hoje.

A partir das 10h desta quinta-feira (23/09), a Receita Federal já disponibiliza a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda, conforme anunciado anteriormente. É importante ressaltar que também estarão disponíveis para consulta os lotes residuais referentes a exercícios anteriores.

continua depois da publicidade

A previsão é que o crédito bancário ocorra no dia 30 de setembro e alcance 358.162 contribuintes. Essa quantidade resulta em um montante de R$ 562 milhões. Cerca de R$ 200 milhões desse valor será destinado aos contribuintes que possuem prioridade prevista em lei:

  • Contribuintes acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • Também entram nesta lista prioritária os contribuintes que a maior fonte de renda advém do magistério.

As consultas podem ser feitas através do site da Receita Federal. Fazendo a consulta no e-CAC, o contribuinte poderá acessar o extrato da declaração e conferir se ocorreu algum erro ou se está tudo certo. Caso sejam apontadas inconsistências, é possível promover a autorregularização.

continua depois da publicidade

O contribuinte recebe a restituição diretamente em sua conta bancária que foi informada no ato da declaração. Caso não seja creditado, o contribuinte poderá procurar a agência bancária. Muitas vezes, ocorre de a conta ter sido desativada ou algo relacionado. O período para o saque é de até um ano.