Meu INSS: como calcular o tempo para início de aposentadoria por idade

Com a plataforma Meu INSS, vários procedimentos são realizados sem dificuldade.

Quem já está habituado a utilizar os serviços do Meu INSS, talvez nem sinta a diferença. Mas quem tem um pouco mais de idade se lembram muito bem o quanto era complicado solicitar serviços básicos, como calcular tempo para aposentar, pedir aposentadoria ou agendar uma perícia.

continua depois da publicidade

O Meu INSS, atualmente, é uma ferramenta indispensável para obtenção de informações da Previdência. Com ele, quase não há dificuldade para resolver uma série de demandas.

Você, que contribui para a Previdência Social, já utilizou a ferramenta de calcular o tempo para início de aposentadoria por idade? Confira o passo passo.

continua depois da publicidade

Como calcular tempo para início de aposentadoria por idade

Esse tipo de cálculo, geralmente, é buscado por trabalhadores segurados que estejam querendo programar seu futuro. Nessa tarefa, claro, é essencial saber de forma quase exata quanto tempo falta para se aposentar, seja por idade ou seja tempo de contribuição.

O sistema Meu INSS faz o cálculo com um excelente índice de precisão, e atualizado com a legislação em vigor. Ele faz isso, porque a sua fonte é a mais confiável possível: a próprias informações que estão na base de dados do INSS.

No momento do cálculo, é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento, caso esteja errada. Ou seja, é só facilidade!

continua depois da publicidade

Passo a passo fazer o cálculo pelo Meu INSS

  • Primeiro, faça o login no site do Meu INSS – com seu CPF e sua senha;
  • Se ainda não tem cadastro no Meu INSS, precisa fazer;
  • Clique na barra de busca chamada “Do que você precisa?” e digite “simular aposentadoria”;
  • Há um atalho para isso: desça até a parte inferior da página e clique na figura de uma calculadora azul, chamada “Simular Aposentadoria”;
  • Depois disso, o relatório com a simulação é aberto;
  • Confira todos os dados que aparecem na sua simulação;
  • Se vir algum erro ou quiser acrescentar informações, como data de nascimento ou vínculos, basta clicar na figura do lápis;
  • Se alterou alguma coisa ou excluiu algo (na figura da lixeirinha azul), clique em “Recalcular”;
  • Pronto: a partir do resultado, caso você tenha direito, poderá “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF” para analisar sua situação com calma.

As informações do Meu INSS são confiáveis?

Sim, são totalmente confiáveis, porém, o próprio INSS alerta:

O resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria.

Ele esclarece isso porque existe toda uma burocracia para se conseguir dar entrada no pedido de aposentadoria pelo Meu INSS.

Após o pedido ser formalizado na plataforma, o cidadão deve aguardar um tempo, para que o INSS faça toda uma checagem de documentos. Depois disso, o órgão dá um retorno ao trabalhador, emitindo um parecer conclusivo, deferindo ou indeferindo o pedido.

continua depois da publicidade