Enare 2021: governo anuncia edital; 3,2 mil vagas para residências médicas

O Enare tem um sistema de classificação bem parecido com o Enem/Sisu. O candidato utiliza a nota alcançada nas provas na especialidade escolhida.

Os editais normativos para a edição 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare) foram lançados pelo Governo Federal, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação. Neste ano, estão sendo ofertadas mais de 3,2 mil vagas de residências.

continua depois da publicidade

As vagas estão sendo disponibilizadas para as áreas médica, multi e uniprofissional. Elas são distribuídas em 81 instituições de cidades brasileiras. Essa edição apresentou um crescimento no número de vagas de quase 800%, além de um aumento no número de instituições participantes de 900%.

Os profissionais interessados podem se inscrever no site do Enare, no período de 20 de outubro a 8 de novembro. Na página, também será possível obter todas informações sobre o processo. As provas serão realizadas no dia 12 de dezembro de 2021.

continua depois da publicidade

Locais das provas

As provas do Enare serão realizadas em todas as capitais e outros 23 municípios, que são: Dourados (MS), Sinop (MT), Feria de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Montes Claros (MG), Campina Grande (PB), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE), Joinville (SC), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS) e Pelotas (RS).

No portal do- governo, o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh/MEC, Rodrigo Barbosa, explicou o motivo da ampliação dos locais de realização das provas e também do aumento das vagas.

“Percebemos que havia a necessidade de realizar um exame que resolvesse alguns problemas das instituições, como a ociosidade em algumas vagas. Em relação aos candidatos, a necessidade de viajar o país inteiro para participar de vários certames onerava seus gastos pessoais”, disse Rodrigo.

Na primeira edição do Enare, as universidades participantes tiveram um número menor de vagas ociosas. Elas também reduziram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais, ampliando o alcance e a qualificação da seleção.

continua depois da publicidade

Exame dos residentes

O Enare tem um sistema de classificação bem parecido com o Enem/Sisu. O candidato utiliza a nota alcançada nas provas na especialidade escolhida para se candidatar ao local de interesse. É garantido ao candidato um tempo para que possa registrar o local que prefere atuar.

Assim como no Enem, as melhores vão definir os candidatos que conseguirão a classificação. Então, o sistema volta a abrir para que novos candidatos ocupem as vagas que ficaram ociosas, além de também ser formado um cadastro de reserva.