Em comunicado, EA Sports diz que poderá mudar o nome da franquia FIFA

Preço do licenciamento da marca FIFA estaria sendo o principal impeditivo para a EA, desenvolvedora do game de futebol. Parceria começou em 1993.

O FIFA, principal simulador de futebol do mundo, poderá mudar de nome. A franquia da Electronic Arts (EA) tem contrato com a entidade máxima do esporte até a versão de 2022 e tudo indica que não haverá renovação da marca para os próximos anos.

continua depois da publicidade

Recentemente, o maior rival do FIFA, passou por mudanças no nome. O Pro Evolution Soccer (PES), desenvolvido pela Konami, passou a se chamar e-Football e se tornou um jogo gratuito voltado a disputas online. No entanto, o jogo da Konami vem sofrendo críticas devido ao seu desempenho.

Mudança do nome do FIFA

Nesta quinta-feira (07/10), a EA Sports, braço da EA, fez um comunicado informando sobre as negociações com a FIFA. A empresa se limitou a dizer que estaria se esforçando para tentar manter a licença, mas que algumas revisões estão sendo feitas.

continua depois da publicidade

De acordo com a imprensa especializada em games, a FIFA pede US$ 100 milhões, cerca de R$ 548 milhões por ano, para a desenvolvedora de jogos utilizar sua marca. No entanto, a EA vem tendo vontade de economizar o dinheiro e considera que manter os campeonatos e times é mais importante que o nome do jogo. Por isso, considera a mudança.

Ao mesmo tempo que a renovação com a FIFA ficou mais distante, a EA fez questão de ressaltar que renovou o contrato com grandes ligas como a Bundesliga (Alemanha), Premier League (Inglaterra) e La Liga (Espanha). Além disso, a empresa manterá as licenças de torneios da UEFA e da Conmebol. Sendo assim, Champions League e Libertadores estão garantidos para os próximos anos.

A parceria com a FIFA começou no ano de 1993, antes mesmo do lançamento do PlayStation, um dos marcos do videogame. De lá para cá, a EA produziu diversas versões anuais do FIFA para vários consoles e para o computador.

continua depois da publicidade