A partir de 2022, prova de vida do INSS será feita conforme aniversário dos segurados

Portaria determina que, a partir do ano que vem, a prova de vida do INSS será feita no mês de aniversário do segurado. Confira.

Foi divulgada, no dia 14 de outubro de 2021, a portaria Nº 1.366, que define como nova data para realização da prova de vida do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), a partir de 2022, o mês de aniversário dos beneficiários. Devido à pandemia de COVID-19, a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa.

continua depois da publicidade

A prova de vida tem objetivo de realizar uma atualização cadastral e a comprovação de que o segurado está vivo. Esse procedimento é fundamental e deve ser realizado anualmente, salvo exceções, para evitar a suspensão da aposentadoria ou pensão do segurado.

A prova de vida do INSS é obrigatória para todos que são beneficiários da aposentadoria ou pensão do INSS.

continua depois da publicidade

Prova de vida do INSS

A atualização das informações serve para evitar fraudes e garantir a manutenção do pagamento. Desde março de 2020 até junho de 2021, a obrigatoriedade da prova de vida ficou suspensa em razão da pandemia de COVID-19.

Aqueles que não realizaram prova de vida do INSS desde novembro de 2020 devem fazer o procedimento até abril de 2022, conforme mês de vencimento, confira:

  • Novembro de 2020 a junho de 2021: até janeiro de 2022;
  • Julho e agosto de 2021: fevereiro de 2022;
  • Setembro e outubro de 2021: março de 2022;
  • Novembro e dezembro de 2021: abril de 2022.

A prova de vida deve ser realizada na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.

continua depois da publicidade

A partir de 2022, no entanto, a realização da prova de vida independerá do vencimento. Assim, o beneficiário deverá fazer o procedimento no mês de seu aniversário para não ter o seu seguro suspenso ou bloqueado.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode utilizar os seguintes canais de atendimento: Meu INSS, site ou aplicativo, ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.