Rio determina retorno às aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino

Rede estadual de ensino do Rio de Janeiro vai retomar as aulas presenciais na próxima segunda-feira (25/10).

Na próxima segunda-feira, 25 de outubro de 2021, as aulas presenciais serão retomadas na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. A decisão pelo fim do ensino híbrido, que mistura as aulas presenciais com as remotas, foi do governador do estado, Cláudio Castro (PL).

continua depois da publicidade

Continuarão de forma remota, no entanto, as aulas de reforço escolar. A retomada das aulas 100% presenciais foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (20/10).

Aulas presenciais no Rio de Janeiro

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) havia sinalizado que a retomada das aulas presenciais seria facultativo, cabendo a cada município, conforme situação epidemiológica, autorizar ou não a retomada.

continua depois da publicidade

Com a novidade, as unidades de ensino deverão se ajustar aos protocolos sanitários em medidas, como uso da máscara e disponibilização de álcool em gel e sabonete para higienização das mãos.

A retomada das aulas presenciais tem o objetivo de reconectar os alunos às salas de aula. É que no último mês, dos 730 mil matriculados na rede, 80 mil alunos estavam com infrequência, seja ela presencial ou remota.

Rede municipal já retomou as aulas presenciais

Na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado, as aulas da rede municipal foram iniciadas totalmente presencial na última segunda-feira, 18 de outubro de 2021. A retomada tem dois momentos específicos.

continua depois da publicidade

A primeira fase da retomada já foi iniciada e compreende as aulas para pré-escola, 1º, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e programa Carioca II.

A segunda fase corresponde ao retorno de creches, classes especiais, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA), e deve começar na próxima segunda-feira (25/10).

O uso de máscaras também será obrigatório aos estudantes e docentes. A decisão foi tomada no dia 05 de outubro pelo Comitê Especial de Enfrentamento da COVID-19, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

continua depois da publicidade