Rio de Janeiro retoma aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino

Dados divulgados pelas secretarias de saúde e educação apontam que 95% dos funcionários dos colégios já tomaram a primeira dose da vacina.

Após longo período de aulas remotas, o estado do Rio de Janeiro retomou 100% das aulas presenciais nesta segunda-feira (25). De acordo com dados da Secretaria de Educação, são cerca de 725 mil alunos que retomam as atividades escolares de forma presencial.

continua depois da publicidade

Anteriormente, as escolas públicas do estado do Rio de Janeiro já haviam iniciado o sistema de ensino híbrido, ou seja, de forma remota e presencial, sempre alternando. Agora, as aulas retomam com força total de forma presencial. Para tanto, os alunos e professores continuarão fazendo uso da máscara e, igualmente, já se imunizaram com as doses da vacina contra COVID-19.

Dados divulgados pelas secretarias de saúde e educação apontam que 95% dos funcionários dos colégios já tomaram a primeira dose da vacina e cerca de 85% já tomaram a 2ª dose ou a dose única. Também foi informado que os alunos de 12 a 17 anos já iniciaram o processo de vacinação.

continua depois da publicidade

Na manhã desta segunda-feira (25), o secretário de Estado da Educação, Alexandre Valle, afirmou que o governo já está trazendo de volta os alunos da rede estadual às suas respectivas unidades escolares. Ele deixou claro a preocupação do governo com o retorno destes alunos às salas de aulas, tentando, desta forma, impedir uma evasão escolar.

Outros estados também têm retornado às aulas presenciais, a exemplo da Bahia. Porém, alguns municípios têm apresentado políticas diferentes. As aulas de forma oficial e 100% presenciais retornaram no último dia 18 de outubro.

No Rio de Janeiro, na mesma coletiva nesta manhã de segunda-feira, o secretário de saúde, Alexandre Chieppe, afirmou que os números são animadores. Isso porque os indicadores epidemiológicos apontam parâmetros pré-pandêmicos.

continua depois da publicidade

Isso significa que, atualmente, consta a menor taxa de casos dentro do período inicial até agora. De igual modo, a taxa de mortalidade foi reduzida significativamente. Os leitos de enfermaria no estado ocupam pouco mais de 23% e pouco mais de 30% de CTIs.