ANP autoriza entrega de gasolina e etanol por delivery; entenda

Essa medida só terá validade após ser publicada no Diário Oficial da União. Saiba mais detalhes sobre o assunto.

Todos esperam uma informação sobre uma redução no preço dos combustíveis. Mas o que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou foi um pacote de medidas que altera regras de comercialização. Uma dessas medidas está relacionada à entrega de gasolina e etanol que, segundo as regras, permitem realização de delivery.

continua depois da publicidade

Conforme essa medida, o posto de combustíveis poderá proceder com a entrega em domicílio do combustível comercializado. Todavia, existem algumas regras que a ANP estabeleceu como, por exemplo, a entrega somente no âmbito dos limites do município.

No quesito segurança no processo de entrega, a ANP explicou que o processo de entrega deverá ser acompanhado em tempo real e com georreferenciamento. Essa medida só terá validade após ser publicada no Diário Oficial da União e os postos que optarem por aderir precisam estar em conformidade com o Programa de Monitoramento de Qualidade da ANP.

continua depois da publicidade

Dentre as medidas, também consta o ajuste de uma casa decimal nas propagandas de valores dos combustíveis nos postos, mas isso nada influencia no valor do combustível. Os combustíveis são mostrados nos postos com três casas decimais e, agora, serão em duas.

O prazo para alteração na visualização dos preços dos combustíveis será de até 180 dias. Muitas outras medidas também foram tomadas pelo governo federal no processo de compra e venda dos combustíveis.

No mês de setembro, foi publicado o decreto presidencial que regulamenta a Medida Provisória para os postos de combustíveis comprarem o etanol diretamente dos produtores. A medida objetiva reduzir o valor do etanol ao consumidor final, posto que, aparentemente, sairá mais barato o processo de produção e compra.

continua depois da publicidade