Enem 2021: participantes com COVID-19 podem pedir reaplicação das provas

Vale ressaltar que o pedido de reaplicação das provas podem ocorrer em outros casos de doenças infectocontagiosas. Saiba mais.

No último domingo (21/11), teve início o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, com a aplicação das provas de Linguagens e Ciências Humanas e a redação. A segunda etapa ocorre no próximo domingo (28) e será compreendida por questões de Ciências da Natureza e de Matemática.

continua depois da publicidade

Porém, os alunos que estavam com suspeita de COVID-19 ou testaram positivo poderão pedir a reaplicação das provas em outra data. Esse pedido também valerá para quem for realizar a segunda prova do exame no próximo domingo e apresentar sintomas.

Conforme o calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as reaplicações de provas ocorrerão nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. No mesmo dia, o Enem 2021 também será aplicado para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

continua depois da publicidade

As provas, por sua vez, também serão feitas pelos que foram isentos da taxa de inscrição em 2020 e, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem. Vale ressaltar que o pedido de reaplicação das provas podem ocorrer em outros casos de doenças infectocontagiosas, tais como:

  • Tuberculose;
  • Coqueluche;
  • Difteria;
  • Doença invasiva por Haemophilus influenza;
  • Doença meningocócica;
  • Meningites como: varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

As medidas de prevenção deverão ser mantidas, como uso de máscara e uso de álcool para assepsia das mãos. Também é orientado aos participantes manterem o distanciamento e evitar ao máximo contato direto com outras pessoas.

Para aqueles que tiveram problemas de logística, ou seja, não conseguiram realizar as provas por algum motivo técnico e conseguirem comprovar que não tiveram culpa pelo imprevisto, poderão pedir a reaplicação das provas no período que compreende os dias 29 de novembro a 3 de dezembro.

continua depois da publicidade

Algumas situações que são consideradas como logística são as seguintes: falta de energia elétrica, infiltrações provocadas por chuva e falhas no computador para quem optou pelas provas digitais.