Nasa deverá realizar missão para atingir asteroide; entenda

O asteroide Didymos possui 780 metros de diâmetro, o que seria equivalente a duas torres Eiffel. A cápsula deverá pousar na lua Dimorphos.

A Nasa lançará, nesta quarta-feira (25/11), a missão DART, que também é denominada de Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário (tradução do inglês). Essa missão consiste em testar os mecanismos humanos numa possível situação real de asteroide em rota de colisão com a Terra.

continua depois da publicidade

A sonda será lançada a partir das 2h21, durante a madrugada, de uma base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, oeste dos EUA. O foguete que levará a respectiva cápsula será o Falcon 9, que foi desenvolvido pela SpaceX.

Essa cápsula deverá chegar até um sistema binário onde terá como alvo a lua Dimorphos que, por sua vez, orbita o asteroide Didymos. A missão deverá provocar uma cratera no asteroide. Os cientistas afirmam que o asteroide fica próximo à nossa órbita da Terra, mas garantem que não representa nenhum risco real para nosso planeta.

continua depois da publicidade

O asteroide Didymos possui 780 metros de diâmetro, o que seria equivalente a duas torres Eiffel. A cápsula deverá pousar na lua Dimorphos, que se encontra a 11 milhões de quilômetros de distância da Terra. A previsão é de que ela pouse na superfície da lua de Didymos no ano que vem, no mês de setembro.

Os cientistas precisam de alguns fatores que são fundamentais para conseguir mudar a rota de um asteroide e, nesse caso, serão avaliadas as condições de ângulo de impacto, superfície do asteroide, composição e massa exata. Todo o processo será registrado por um pequeno satélite que irá se desprender antes do impacto e sobrevoará Dimorphos.