Tudo Bahia
Portal de Notícias

Com estas 5 dicas, seu trabalho em home office ficará mais leve e produtivo

Para que esse trabalho em home office seja exercido sem muito estresse e flua de forma tranquila, vamos lhe indicar cinco dicas que podem fazer a diferença.

A modalidade de trabalho em home office foi adotada por muitas empresas durante a pandemia da COVID-19, para evitar a proliferação do vírus. Agora, com o retorno das atividades presenciais, algumas empresas resolveram aderir ao trabalho remoto de forma permanente.

Mas em 2020, no início da pandemia, milhares de residências, em todo o mundo, do dia para a noite, foram transformadas em ambientes de trabalho. Salas, quartos, varandas, áreas de serviço e cozinha foram adaptadas.

Adotar essa nova forma de trabalhar não foi nada fácil para muitas famílias. Isso porque muitas casas não contavam com uma estrutura adequada ou até mesmo um espaço para realizar o trabalho remoto.

Em muitas residências, a improvisação foi necessária. As atividades domésticas que antes eram a prioridade, ao chegar em casa, deram espaço às atividades que eram realizadas de forma presencial nas empresas.

Dicas para realizar o trabalho remoto

Para que esse trabalho em home office seja exercido sem muito estresse e flua de forma tranquila, vamos dar cinco dicas simples que podem fazer a diferença para o trabalhador:

  1. Crie uma rotina. Determine um horário para realização das atividades do trabalho e outro para as atividades domésticas;
  2. Procure saber se sua conexão à internet é boa para o tipo de trabalho que você vai realizar em casa. Problemas com a internet podem prejudicar sua produtividade;
  3. Reserve um espaço em casa que seja tranquilo, iluminado e arejado para que você possa exercer a atividade. Importante ter nesse local todo o material necessário para que o trabalho seja realizado, como: uma boa cadeira, mesa, agenda, canetas e outros utensílios utilizados por você no trabalho presencial;
  4. Procure conhecer as ferramentas que existem para realizar reuniões online, como por exemplo: Google Meet, Hangouts, ou Zoom. Muitos tutoriais no YouTube explicam como utilizar esses aplicativos. Também existem cursos disponíveis gratuitamente mostrando as utilidades das ferramentas;
  5. Procure evitar distrações durante o período estabelecido para o trabalho remoto. Conversas com parentes, atividades domésticas, ligações para amigos. É importante estabelecer e explicar para as pessoas que moram na casa que aquele momento é de produtividade.

Vale ressaltar que, antes da pandemia, alguns profissionais já exerciam o trabalho remoto. Essas atividades não ficavam restritas apenas ao ambiente de casa. Muitos aproveitam os espaços em cafés e parques para realizarem as atividades.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais