FGTS permite antecipar até três anos de saque; saiba como funciona

Por meio do saque-aniversário, que é realizado uma vez ao ano, é possível antecipar três anos de saque nas contas do FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possibilita que seus beneficiários realizem retiradas anuais de quantias por meio do saque-aniversário que, como o nome propõe, só pode ser realizado no mês de aniversário do trabalhador. Contudo, a Caixa Econômica Federal informou que é possível antecipar esse saque do FGTS em até três anos.

continua depois da publicidade

As retiradas podem ser realizadas tanto nas contas ativas quanto inativas do FGTS. A antecipação é feita graças aos empréstimos que recebem como garantia os valores de saque-aniversário dos anos seguintes.

Importante ressaltar, no entanto, que ao aderir à opção do saque-aniversário, o trabalhador não terá mais direito de fazer a retirada do saldo total do FGTS ao ser demitido. Assim, ele receberá apenas a multa de 40% que é sobre o valor do saldo do FGTS depositado pela empresa.

continua depois da publicidade

Como antecipar o saque do FGTS?

O primeiro passo para antecipar o saque-aniversário é aderir à referida modalidade. Para isso, acesse o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS). Depois, será preciso, pela Caixa no aplicativo ou site do FGTS, autorizar o “Empréstimo Saque Aniversário”.

Após autorização do empréstimo pela Caixa, você deve fazer a solicitação pelo app do próprio banco. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o Internet Banking CAIXA;
  2. Selecione a opção “Crédito” e, em seguida, “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”;
  3. Clique na opção “simular” e verifique os valores disponíveis, taxas de juros e condições do empréstimo;
  4. Confira as informações do seu cadastro e confirme os dados;
  5. Informe a senha do aplicativo e selecione “confirmar”.

Dessa forma, o Fundo irá proceder com o bloqueio do valor pedido e confirmará o empréstimo. A quantia total será disponibilizada na conta da Caixa do solicitante no dia seguinte.

continua depois da publicidade

Quem pode antecipar o saque do FGTS?

Para proceder com a opção, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Possuir conta na Caixa Econômica Federal;
  • Ter mais de 18 anos de idade;
  • Deverá ter aderido ao saque-aniversário;
  • Possuir uma conta de FGTS com valores suficientes para realizar a solicitação de crédito;
  • Precisa ter o nome limpo;
  • Deve autorizar o “Empréstimo Saque Aniversário”.