Está pensando em viajar para outro país? Saiba como obter o passaporte

Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo são os que mais solicitam o documento no Brasil. Saiba como é possível obter o passaporte.

Com o ciclo de vacinação completo e a diminuição dos casos da COVID-19, muitas pessoas estão querendo viajar no final de ano ou nas férias em janeiro. Se a viagem for para outro país, é preciso providenciar o passaporte, mas algumas pessoas não sabem como solicitar o documento.

continua depois da publicidade

Importante lembrar que o passaporte é necessário para quase todos os países. A exceção são para os países da América Latina. Nesses países, basta apresentar a carteira de identidade, desde que o documento tenha menos de dez anos que foi emitido pelos órgãos competentes.

Por isso, antes de comprar as passagens para uma viagem é necessário que a pessoa verifique se o destino escolhido exige apresentação de um passaporte, ou até mesmo de um visto. Ao entrar nos Estados Unidos, é necessário também tirar o visto.

continua depois da publicidade

Como tirar o passaporte

O passaporte é um documento de identidade do viajante em outros países. Nele, são registradas as entradas e saídas dos países, além dos vistos e das autorizações. Para as pessoas maiores de 18 anos, o documento tem validade de 10 anos.

Para garantir a total segurança do passaporte, o documento contém alguns itens de segurança; isso evita fraudes. Um exemplo dessa segurança é a existência de uma marca d’água. Quem emite esse documento é a Polícia Federal, responsável pelos passaportes comuns em território nacional.

Para retirar o passaporte (atendimento em território brasileiro), o cidadão precisa atender os seguintes critérios:

continua depois da publicidade
  • É preciso ter alistamento eleitoral;
  • É necessário ter votado na última eleição ou ter justificado (ou pago multa);
  • Para os homens, é necessário estar quite com o Serviço Militar Obrigatório, no caso quem completa 19 e 45 anos no ano corrente;
  • Ter todos os documentos exigidos para a emissão do passaporte;
  • Estar quite com a justiça para evitar qualquer impedimento para tirar o documento.

Etapas

As etapas para obter o passaporte são as seguintes:

  • Primeiro preencher o formulário que fica disponibilizado no site da Polícia Federal;
  • Verificar se tem a documentação exigida e com via original para apresentar no dia do atendimento presencial;
  • Não serão aceitas cópias dos documentos só o original;
  • Pagar a taxa que será gerada pelo site logo após o preenchimento do formulário;
  • O agendamento presencial só será realizado depois do pagamento, em outra página da Polícia Federal;
  • No agendamento o cidadão poderá escolher a unidade de atendimento. Será informado o dia e o horário;
  • O cidadão deverá pegar o passaporte pronto no prazo de 90 dias, depois disso o documento será cancelado.

Como retirar o passaporte de menores de 16 anos?

O passaporte só será emitido com a autorização dos pais do adolescente. O menor de 16 anos também precisa estar acompanhado de um dos genitores ou da pessoa responsável legalmente por ele.

A entrega do passaporte não precisa do comparecimento dos menores de 12 anos. Os pais, ou o responsável legal, poderão receber o documento na Polícia Federal.

continua depois da publicidade

Já as pessoas de qualquer idade que necessitam tirar o passaporte com urgência deverão encaminhar também um documento que comprove a necessidade de antecipação do passaporte. Eles também devem levar ao atendimento o comprovante de pagamento.

Em 2020, apenas 1,03 milhão de passaportes foram emitidos

Com a pandemia da COVID-19, o número de emissões de passaportes caiu. Isso porque muitos países proibiram a entrada de estrangeiros. Em 2020, foram emitidos pela Polícia Federal 1.030.686 passaportes.

Quando fazemos o comparativo com o ano de 2019, os números caíram em mais da metade. Isso porque foram emitidos 2.986.161 de passaportes. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo são os que mais solicitam passaportes no Brasil.

continua depois da publicidade