5 erros cometidos com frequência por quem cuida de plantas em casa

Manter uma planta em vasos muito pequenos pode comprometer o seu desenvolvimento. Isso ocorre porque as raízes precisam se acomodar bem.

Uma simples planta dentro de casa é fácil de cuidar. Porém, algumas pessoas, por não saberem bem como lidar com elas, acabam cometendo erros e até chegam a perder suas plantas. Isso porque podem cometer excessos de cuidados ou simplesmente deixar de cuidar com a frequência necessária.

continua depois da publicidade

A primeira pergunta que deve-se fazer para os cuidados com uma respectiva planta é a seguinte: como ela vive em seu habitat natural? Com essa resposta, você conseguirá saber a forma mais correta de lidar com elas. Vamos listar aqui pelo menos cinco erros comuns das pessoas com os cuidados com as plantas.

É importante ficar atento com o tipo de planta, sua biologia e a forma que se desenvolve para aplicar os cuidados certos. É sempre bom pesquisar a respeito da espécie de planta que você cultiva em sua casa.

continua depois da publicidade

Regar de maneira excessiva

A maioria das plantas que cultivamos em casa não exige a necessidade de regar todos os dias, sendo o bastante até que se note secura excessiva no substrato. O excesso de água pode provocar o apodrecimento das raízes e com isso adoecer e até matar as plantas.

Algumas espécies, como o cacto, possuem a capacidade de armazenamento de água sem que ocorra a necessidade de rega com frequência. Mas também não se esqueça que deixar de regar por um período maior que a planta suporte pode prejudicar sua planta.

Falta de cuidados no manejo

Algumas pessoas que colocam plantas na casa acabam as tratando como se fossem apenas mais um móvel ou objeto. Esse erro implica e muito na saúde de sua planta, posto que, trata-se de um organismo vivo.

continua depois da publicidade

As plantas respiram e, por isso, precisam de ventilação e lugar com iluminação adequada, sendo igualmente, necessário ter cuidado com o seu manejo. Alguns detalhes são importantes na hora de cuidar de suas plantas, um exemplo é não expor muito a luz solar.

Poda de todas as folhas que estão amareladas

Quando se cuida corretamente da planta e mesmo assim ela apresenta folhas amareladas ou secas nas pontas, pode significar que isso está ocorrendo por um ciclo natural. Não quer dizer necessariamente que sua planta esteja doente e que aquelas folhas poderão prejudicar as demais.

Ao retirar todas elas poderá provocar na planta uma sobrecarga, haja vista, que ela vai tentar recuperar o que foi retirado. Geralmente, as plantas podem lidar apenas com um terço de sua capacidade total para podas.

continua depois da publicidade

Não colocar a planta em vasos pequenos

Manter uma planta em vasos muito pequenos pode comprometer o seu desenvolvimento. Isso ocorre porque as raízes precisam se acomodar bem e assim ter espaço suficiente.

O mais indicado nestes casos em que a planta precisa de mais espaço é transplantá-la por completo. Mas este processo exige muito cuidado. É importante no ato de mudá-la de um vaso pequeno para um maior é tirar por completo, incluindo a parte debaixo do substrato que chamamos de torrão, junto com a raiz.

Deixar de nutrir a planta

Uma planta que fica por muito tempo no mesmo solo ou substrato, tende a perder com o tempo boa parte dos nutrientes, por isso é importante mantê-las bem fertilizadas. Para tanto existem diversos tipos de fertilizantes fáceis de serem encontrados em lojas especializadas em plantas como floriculturas ou casas rurais, por exemplo.

continua depois da publicidade

É importante utilizar os nutrientes de forma correta e nunca exceder na quantidade.