Quais são os carros mais econômicos do Brasil? Veja ranking com o top 5

Um carro mais econômico pode ajudar a equilibrar as finanças, visto os altos preços na bomba.

Justo agora, que você conseguiu a CNH, o preço dos combustíveis está nas alturas? O último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis mostrou que a gasolina comum tem preço médio de R$ 7,210 no Brasil.

continua depois da publicidade

Por isso, ter um carro mais econômico pode ajudar a equilibrar as contas. E, para te auxiliar nesta missão, separamos um ranking com os cinco carros mais econômicos, segundo o Inmetro, com base no consumo energético, medido em megajoule por quilômetro (MJ/km).

5. Fiat Argo – 1,47 MJ/km

Para começar, na quinta posição, está o hatch da montadora italiana, o Fiat Argo. Ele é um dos destaques quando o assunto é economia de combustíveis, pois tem um consumo médio de 13,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.

continua depois da publicidade

Já com etanol, o carro chega a 9,8 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.

4. Chevrolet Onix – 1,40 MJ/km

A versão hatch do Onix, com motor 1.0 de 82 cv de potência ocupa o quarto lugar da lista. O automóvel, com gasolina, é capaz de rodar 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada. Enquanto com etanol ele faz 9,9 km/l no ciclo urbano e 11,7 km/l no ciclo rodoviário.

3. Renault Kwid 1,39 MJ/km

No top 3 está o Renault Kwid, subcompacto reformulado no início do ano, o que o deixou mais econômico. De acordo com o Inmetro, o modelo gera um consumo de 14,9 km/l no perímetro urbano e de 15,6 km/l na estrada.

continua depois da publicidade

Nos mesmos parâmetros, com etanol, o carro realiza 10,3 km/l e 10,8 km/l, respectivamente.

2. Chevrolet Onix Plus – 1,34 MJ/km

Em segundo lugar está a configuração Plus do Onix, que também apresenta grande economia de combustível. Com gasolina, o carro chega aos 14,4 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com álcool trafegando na cidade, o consumo fica em 10,1 km/l, enquanto na estrada é de 12,5 km/l.

1. Toyota Corolla Cross XRV – 1,35 MJ/km

O modelo foi apresentado no início de 2021 e, desde então, popularizou-se no país, tendo em vista que foi o segundo veículo utilitário esportivo (SUV) médio mais vendido do mercado brasileiro no último ano.

continua depois da publicidade

Com gasolina, o Corolla Cross XRV alcança 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Nas duas zonas, abastecido com etanol, o modelo faz 11,8 km/l e 9,6 km/l, respectivamente, o que garante o primeiro lugar nesta lista.