CadÚnico: saiba atualizar seus dados para manter sua inscrição ativa

Mantenha suas chances de ser contemplado por algum benefício ou, caso já seja beneficiário, evite o bloqueio dos valores.

O Governo Federal, para melhorar o gerenciamento dos dados das famílias brasileiras de baixa renda, desenvolveu o Cadastro Único (CadÚnico). Através desse banco de dados, o Ministério da Cidadania é capaz de conceder de maneira mais acurada os benefícios a que cada família tem direito, sem que haja a necessidade das pessoas se inscreverem para cada programa.

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Mesmo essa plataforma sendo utilizada para conceder diversos benefícios (como Auxílio Brasil, Tarifa social de Energia Elétrica e a Casa Verde e Amarela), é importante saber que a simples inscrição não é garantia de receber o dinheiro, pois cada programa possui regras diferentes de participação.

Quando atualizar CadÚnico

Para as famílias que já realizaram o cadastro — estando elas recebendo algum benefício, ou não — é importante sempre manter seus dados atualizados. Isso serve tanto para que você venha a receber algum benefício no futuro, quanto para garantir que não haja suspensão daqueles que você já recebe.

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Sempre que alguma dessas situações acontecerem, atualize seu CadÚnico

  • Alteração do endereço familiar;
  • Mudança no telefone do responsável pela família perante o CadÚnico;
  • Se houver alteração no estado civil de qualquer membro da família.
  • Flutuação no número de pessoas que integram o núcleo familiar. Todas essas mudanças contam: óbitos, nascimentos, pessoas que chegam para morar junto ou familiares que foram embora.

Passo a passo para realizar a alteração

  • Primeiramente, é importante saber que é necessário ter uma conta gov.br para realizar as alterações;
  • Com seu registro no gov.br feito, você pode atualizar seus dados diretamente no site do CadÚnico;
  • Também é possível fazer tudo pelo celular do responsável através do app “Cadastro Único” (disponível para Android ou iOS).

Caso essas opções não deem certo, é possível realizar a operação pela central de atendimento da Caixa Econômica Federal pelo número 0800 707 2003, ou diretamente do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) responsável pela região de residência da família.