Como saber se estou inscrito no CadÚnico? Confira o passo a passo

Estar nesse banco de dados é o primeiro passo para acessar diversos benefícios sociais.

Gerenciar os dados de milhões de famílias e verificar por quais programas cada uma pode ser beneficiada é uma tarefa bem complicada. Para facilitar essa operação, o Governo Federal desenvolveu o Cadastro Único (CadÚnico), um banco de dados gerenciado pelo Ministério da Cidadania, que serve de base para a concessão de diversos programas sociais, sem que o cidadão precise se inscrever em um por um.

continua depois da publicidade

Lembramos que o simples ato de estar cadastrado, e com todos os dados atualizados, não garante que a família será contemplada por nenhuma medida de auxílio. Isso porque cada um dos programas possui regras específicas.
Confira abaixo como conferir se já está inscrito:

Retirando o comprovante de inscrição

A operação pode ser realizada por alguns meios. Por isso, listamos todos eles para você escolher o que melhor se encaixa na sua rotina:

continua depois da publicidade
  • Baixe o aplicativo CadÚnico (Android e iOS), faça login com sua conta gov.br. Em seguida, preencha o registro com as informações solicitadas e verifique se já existe um cadastro;
  • Entre no site do Cadastro, forneça todos os dados requisitados e depois clique em “Emitir”, para ter certeza que existe um login em seu nome;
  • Ligue para o número 0800 707 2003, selecionando, em seguida, a opção 5;
  • Indo pessoalmente, nos postos de atendimento do CadÚnico.

Caso o cadastro já tenha sido realizado, haverá no comprovante diversas informações sobre o núcleo familiar, quando foi a última atualização e a data limite para realizar a próxima. Então, caso queira conferir como fazer essa atualização, basta ler este texto aqui.

Se, mesmo depois de retirar o comprovante, você ainda estiver com dúvidas, o melhor a fazer é ir pessoalmente ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) responsável pela região de residência da família.