CadÚnico: saiba como atualizar sua inscrição no Cadastro Único

Preste atenção, pois se o sistema perceber que seus dados não estão atualizados, seu benefício pode ser suspenso.

O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados criado pelo Governo Federal para gerenciar os dados das famílias de baixa renda. Esse sistema facilita a concessão de diversos benefícios, como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação de Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

continua depois da publicidade

É importante destacar que simplesmente fazer o CadÚnico não garante automaticamente a entrada em nenhum programa social, porque existem regras específicas de participação para cada um deles.

Importância de manter os dados atualizados

Agora, caso você já esteja cadastrado, quem sabe até recebendo algum benefício, não se esqueça de manter seus dados e de sua família sempre atualizados. Isso é necessário porque o governo pode suspender o pagamento caso essa operação não seja realizada.

continua depois da publicidade

Você deve atualizar o cadastro nas seguintes situações:

  • Alteração de telefone do responsável pelo CadÚnico;
  • Mudança de endereço da família;
  • Quando houver mudança no estado civil de qualquer integrante da família;
  • Variação na quantidade de membros da família. Nessa modalidade contam nascimentos, óbitos, familiares que vão embora ou ainda pessoas que chegam para morar junto;
  • Modificação na renda familiar, tanto para mais, quanto para menos.

Como realizar a alteração do seu CadÚnico

  • Pelo site do CadÚnico ou diretamente do celular do responsável (o app está disponível para Android ou iOS);
  • É necessário possuir uma conta gov.br. Então, caso ainda não tenha, veja aqui como fazer;
  • Se sua família não tem facilidade para lidar com aplicativos, a atualização também pode ser feita pelo número 0800 707 2003. Nesse caso, você será direcionado para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, já que esse é o banco responsável por repassar os valores daqueles programas relacionados ao CadÚnico;
  • Ainda é possível realizar a atualização diretamente no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região na qual a família mora.

Caso não tenha certeza se seu cadastro está atualizado ou não, o melhor a fazer é consultar a situação. Para isso, basta seguir o passo a passo que está descrito neste texto aqui.