Fez inscrição no CadÚnico e não está recebendo o Auxílio Brasil? Veja motivo

O cadastro pode ser apenas o primeiro passo para conseguir se tornar beneficiário.

O Governo Federal centraliza as informações das famílias brasileiras em situação de precariedade financeira junto ao Cadastro Único (CadÚnico).

continua depois da publicidade

Mas não é somente a União que tem acesso ao sistema, porque estados e municípios também podem usar o banco de dados para implementar políticas públicas que visem a melhora da condição de vida dessas famílias.

Por isso, se você deseja receber algum benefício social, como Auxílio Brasil, aposentadoria para pessoa com renda, Brasil Carinhoso, Tarifa Social de Energia Elétrica, o primeiro passo é realizar o cadastro junto ao CadÚnico.

continua depois da publicidade

Já fez o cadastro e ainda não está recebendo nenhum benefício?

Ter uma conta junto ao Cadastro Único é um dos requisitos para concessão de benefícios sociais (como o Auxílio Brasil), porém não é o único.

Mensalmente, o governo faz a seleção, com base em diversos indicadores, de quem tem direito a cada benefício e os selecionados são contactados pelo órgão responsável. O principal deles, no caso do Auxílio Brasil, é a renda por família.

Não realizou o cadastro ainda?

O primeiro passo é instalar o aplicativo “Meu CadÚnico”, preencher todos os dados e anexar os documentos solicitados. Depois, basta ir ao Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para que seja realizada a validação dos dados.

continua depois da publicidade

Caso tenha problemas em lidar com tecnologia, e pretenda fazer o cadastro presencialmente, você pode conferir os documentos necessários neste outro texto que publicamos por aqui. Com isso, você facilita o atendimento e ainda garante que não irá perder a viagem.

Da mesma forma, caso acredite que tenha direito aos benefícios e, mesmo com o cadastro no CadÚnico, ainda não foi contemplado, dirija-se ao Centros de Referência da Assistência Social. Esse órgão possui profissionais capacitados para explicar a situação e verificar se existe algo de errado.