Calendário Fies e Prouni: veja quando será possível fazer inscrição em 2022

Programas do governo têm como objetivo ingressar estudantes de baixa renda nas mais variadas faculdades e universidades particulares do país.

Durante a última live semanal do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Educação Victor Godoy Veiga trouxe a público as datas para se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

continua depois da publicidade

O prazo para se inscrever no processo seletivo do Prouni, no 2º semestre de 2022, ocorre entre os dias 01 a 04 de agosto de 2022. E, para concorrer a uma bolsa do programa, basta o candidato ter participado das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2020 ou 2021.

Já as inscrições para o Fies do 2º semestre acontecem entre os dias 9 a 12 de agosto. Participar do programa e integrar o beneficio federal é mais “fácil” do que o Prouni. Para tal, é preciso apenas que o candidato tenha feito o Enem, em qualquer edição, do ano de 2010 pra cá.

continua depois da publicidade

Lembrando que, para ambos os programas, é necessário que quem queira ingressar tenha atingido uma média mínima de 450 pontos na prova nacional. Já para a redação, basta não ter zerado para se qualificar.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou as demais informações sobre os processos seletivos.

ProUni

O Programa Universidade Para Todos, iniciativa governamental, foi criado em 2004 e tem como objetivo oferecer bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

continua depois da publicidade

O programa disponibiliza bolsas integrais, de 100%, e bolsas parciais, de 50%, a depender da renda familiar do estudante.

FIES

Utilizado por milhares de estudantes, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior foi criado em 1999, com o objetivo de ingressar jovens, que não têm condições financeiras, em faculdades particulares por todo país.

O benefício é um empréstimo, logo, ao concluir o curso, o beneficiado terá que pagar a dívida. Ela pode ser parcelada e paga de formas diferentes – devido às mudanças mais recentes no programa.

continua depois da publicidade