Como saber se estou realmente tomando uma decisão correta?

Nem sempre temos certeza de que estamos no caminho ideal. As dicas a seguir ajudarão você a entender melhor as suas próprias escolhas.

A fase adulta é repleta de momentos decisivos, nos quais é importante fazer boas escolhas, até mesmo porque elas impactam aspectos pessoais e profissionais da sua vida.

continua depois da publicidade

Se você ainda tem dificuldades em fazer escolhas e, inclusive, em saber se tomou as decisões corretas em relação a fatores de trabalho, vida amorosa e rotina pessoal, saiba que muitas pessoas passam por esse dilema.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas muito úteis e que ajudarão você a tomar decisões melhores e mais acertadas no futuro. Confira:

continua depois da publicidade

Estabeleça um momento para se decidir

É importante que você organize sua rotina para poder se dedicar à decisão difícil que precisa ser tomada. Pode ser um período específico para isso, em algum café ou parque, onde você possa se concentrar apenas na questão em si.

Organize prós e contras

Decidir entre uma coisa e outra é sempre difícil. Uma maneira de tornar a medida mais prática é pegar caneta e papel para criar uma lista de prós e uma lista dos contras. Dessa forma, você conseguirá visualizar a questão e balancear os aspectos envolvidos, para que tenha uma resolução inteligente.

Converse sobre o assunto

Chame alguém de confiança, pode ser um amigo ou familiar, e exponha a situação para essa pessoa. Às vezes, o olhar de alguém que está de fora do problema pode ser o diferencial para enxergarmos algum aspecto importante, mas que passou batido pelo nosso crivo.

continua depois da publicidade

Faça simulações e testes

Um exercício interessante em relação à tomada de decisões é prever cenários possíveis e, assim, fazer simulações e testes. Digamos que você precise decidir entre largar ou não um curso universitário.

Imagine como seria a sua rotina depois de concluir a faculdade e também como seria a sua vida se você desistisse do curso.

Medite e esvazie a cabeça

Antes de tomar a decisão, faça exercícios breves de meditação. Focar toda a sua atenção apenas no seu corpo e na sua respiração por alguns minutos é importante para que você não sinta cansaço mental e acabe metendo os pés pelas mãos.

continua depois da publicidade

Se possível, transforme a meditação em um hábito diário.
Esperamos que essas dicas ajudem você a organizar melhor as suas ideias e prioridades. Boa sorte!