Concurso Depen é autorizado e deve abrir 107 vagas temporárias!

O novo concurso Depen é autorizado pelo Governo Federal. Edital será publicado nos próximos meses. Saiba mais!

Foi divulgada a Portaria ME/MJSP n° 21.073, na qual o novo concurso Depen é autorizado. O Departamento Penitenciário Nacional irá abrir 107 novas vagas temporárias para contratação de profissionais que irão realizar serviços de engenharia para construção, reforma, ampliação ou aprimoramento de estabelecimentos penais.

continua depois da publicidade

A Portaria foi divulgada pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia no Diário Oficial da União.

O edital de seleção deverá ser publicado em até seis meses, contados a partir da publicação da portaria nº 21.073, de 2 de outubro de 2020.

continua depois da publicidade

Concurso Depen é autorizado: confira as vagas previstas!

As vagas previstas no processo seletivo são para as áreas de:

  • Especialista Técnico de Obras – Engenharia: 37 vagas;
  • Analista Técnico de Obras – Engenharia: 61 vagas;
  • Analista Técnico de Obras – Arquitetura: 09 vagas.

As contratações dependerão de prévia aprovação em processo seletivo simplificado e as remunerações serão definidas e informadas posteriormente.

O concurso Depen é autorizado e o certame deve ser aberto até abril de 2021. Apesar disso, ainda não há banca organizadora responsável pela seleção pública.

continua depois da publicidade

Assim, o próximo passo para concretização da seleção é a contratação de empresa responsável para organização das etapas do processo seletivo.

Concurso Depen 2020: edital está temporariamente suspenso

O edital nº 1/2020, referente ao concurso Depen 2020, está temporariamente suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus.

O certame, organizado pelo Cebraspe, abre 309 vagas, distribuídas nos cargos de Especialista Federal de Assistência à Execução Penal e Agente Federal de Execução Penal. A remuneração chega até R$ 6.030,23.

continua depois da publicidade

As vagas serão distribuídas entre as cidades de:

  • Brasília – DF (sede);
  • Campo Grande – MS;
  • Catanduvas – PR;
  • Mossoró – RN;
  • Porto Velho – RO.

Saiba mais sobre o concurso do Departamento Penitenciário Nacional no site Concursos no Brasil.

Sobre o Depen

O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) é um órgão na área de segurança pública federal, subordinado ao Ministério da Segurança Pública.

continua depois da publicidade

Em 2007, por meio do Decreto nº 6.061, o DEPEN alcançou status de Secretaria Nacional e, assim, ampliou sua capacidade e autonomia.

Dentre as responsabilidades do órgão estão: coordenar e supervisionar estabelecimentos penais no Brasil; colaborar com a realização de cursos de formação de pessoal penitenciário e de ensino profissionalizante do condenado e do internado; assistir tecnicamente as Unidades Federativas na implementação de regras e leis.

Apenas no primeiro semestre de 2020, foram criadas 14.632 vagas no sistema penitenciário brasileiro, sendo 14.130 para penitenciárias masculinas e 502 para femininas.

A expectativa é de que, com o planejamento estratégico, sejam criadas novas 25 mil vagas por ano até 2023.