Concurso Funai: novo edital é solicitado para 2021

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier, destacou que a agência está pronta para anunciar um novo concurso público. Em entrevista concedida à TV Brasil, ele informou ainda que o novo concurso Funai contará com a cota de candidatos indígenas. continua depois da publicidade A Funai procura diálogo com diversos setores […]

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier, destacou que a agência está pronta para anunciar um novo concurso público. Em entrevista concedida à TV Brasil, ele informou ainda que o novo concurso Funai contará com a cota de candidatos indígenas.

continua depois da publicidade

A Funai procura diálogo com diversos setores da sociedade. A busca por melhores condições de vida não significa perda de identidade étnica. O indígena continua sendo índio ainda que procure melhores condições, disse durante a entrevista.

Segundo Marcelo Xavier, a Funai aguarda a liberação do Ministério da Economia para iniciar o processo seletivo de novos servidores. O presidente da agência destacou ainda que o objetivo do evento é aproximar o país das pessoas que precisam olhar mais de perto para o governo.

A solicitação de um novo concurso Funai, elaborada pela Diretoria de Administração e Gestão.

continua depois da publicidade

Segundo o site Concursos no Brasil, a Fundação Nacional do Índio trabalha com menos da metade de seu quadro efetivo de funcionários. Ao menos 2.000 vagas estão desocupadas e, tendo isso em vista, o órgão indigenista vem enfrentando problemas para suprir as demandas fundamentais.

Solicitação de novo concurso Funai

A Funai já ingressou com pedido de recolocação, com o objetivo de preencher pelo menos 826 vagas efetivas ocasionadas pela falta de servidores. De acordo com as recomendações da agência, as oportunidades devem ser alocadas para: Unidades descentralizadas, Museu do Índio, Frentes de Proteção Etnoambiental e Sede do órgão indigenista.

Caso seja autorizado, o novo concurso Funai pretende oferecer vagas de níveis médios e superior, sendo:

continua depois da publicidade
  • Nível médio: Agente em Indigenismo;
  • Nível superior: Administrador, Antropólogo, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Estatístico, Geógrafo, Indigenista Especializado, Médico Veterinário, Pesquisador, Psicólogo, Sociólogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Comunicação Social e Zootecnista.

A remuneração dos convocados pode variar de R$ 5.482,07 para nível médio e R$ 6.693,87, tendo como referência o cargo de Indigenista Especializado.