Concurso Bombeiros RJ: edital e inscrições; salários de até R$ 6 mil

O estado do Rio de Janeiro lançou um novo edital com 25 vagas para o Curso de Formação de Oficiais. Para participar do concurso bombeiros RJ, é necessário possuir ensino médio completo, os cargos abertos são para a função de cadete. continua depois da publicidade Os candidatos precisam ser maior de idade, podendo ser tanto […]

O estado do Rio de Janeiro lançou um novo edital com 25 vagas para o Curso de Formação de Oficiais. Para participar do concurso bombeiros RJ, é necessário possuir ensino médio completo, os cargos abertos são para a função de cadete.

continua depois da publicidade

Os candidatos precisam ser maior de idade, podendo ser tanto homens quanto mulheres, e devem ter no máximo 25 anos no posto de praça e de 35 anos para os oficiais. O período de inscrições é de 18 a 30 de novembro de 2020.

Quem vai aplicar a primeira fase das provas do concurso de bombeiros do RJ é a UERJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. O certame será feito junto do vestibular da instituição de ensino estadual.

continua depois da publicidade

Como se inscrever para o concurso Bombeiros RJ?

Para se candidatar, os interessados devem entrar no site do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Na plataforma, é necessário que o cadastro do DSEA (Departamento de Seleção Acadêmica) seja efetuado – ou logado – seguido do preenchimento de um formulário online.

A taxa de inscrição no concurso de bombeiros do RJ 2020 é de R$100. Após a candidatura, os concorrentes passarão pela prova escrita do processo seletivo da UERJ, provavelmente no dia 10 de janeiro de 2021.

A primeira parte da seleção é uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, as matérias avaliadas serão: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

continua depois da publicidade

Na segunda fase do processo seletivo do concurso de bombeiros do RJ será realizada uma prova discursiva, em formato de redação. No anexo 3 do edital do certame, todos os conteúdos estão especificados.

Avaliações físicas

Além dessas duas provas teóricas, exames práticos também serão feitos com os concorrentes do cert. Um teste de capacidade física será aplicado e nele “o objetivo é de selecionar os candidatos cuja aptidão física seja compatível com o exercício da atividade de Bombeiro Militar”.

Essa parte prática tem cinco tipos diferentes de exercícios: Abdominal: 30 repetições em um minuto; Barra: três repetições sem limite de tempo; Corrida de meio fundo: 2.400 metros em 13 minutos; Corrida de velocidade: 100 metros em 18 segundos e Natação: 50 metros em 65 segundos.

continua depois da publicidade

A última etapa do processo seletivo é uma exame de saúde, nele os candidatos devem entregar um laudo médico com o resultado dos seguintes exames: sangue e urina, fezes e exames de imagem. Uma avaliação de peso, altura, massa corporal, dermatológica, vascular, cerebral também é feita com os concorrentes. Também há um teste antidrogas.