Divulgados resultados dos concursos PM e Bombeiros Bahia

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou, na manhã desta sexta-feira (27/11), o resultado final e a homologação dos concursos públicos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia. continua depois da publicidade As portarias estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE), no Portal do Servidor e no site do Instituto Brasileiro de Formação e […]

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou, na manhã desta sexta-feira (27/11), o resultado final e a homologação dos concursos públicos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia.

continua depois da publicidade

As portarias estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE), no Portal do Servidor e no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O documento traz a relação dos candidatos por ordem de classificação.

O concurso público para candidato a soldado da PM e Corpo de Bombeiros registrou 112,3 mil inscritos. Já o concurso para médico e odontólogo da Polícia Militar chegou ao total de 790 inscritos.

continua depois da publicidade

Os certames possuem validade de um ano, podendo ser prorrogados, uma única vez, por igual período.

Convocação dos aprovados no concurso Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia!

De acordo com os editais dos certames, os aprovados serão convocados pelas corporações, de acordo com a necessidade da administração pública, para realização dos exames pré-admissionais, que incluem:

  • Entrega de documentos;
  • Exames médicos-odontológicos;
  • Teste de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social.

Os aprovados no cargo de soldado vão ingressar no curso de formação. Já os oficiais de saúde serão matriculados no estágio de adaptação.

continua depois da publicidade

Sobre os concursos PM BA e Bombeiros

Os concursos tiveram editais lançados no fim de 2019, com as primeiras provas realizadas no início deste ano. Entretanto, em razão da pandemia da COVID-19, todo o cronograma sofreu atraso.

Além disso, o concurso teve o seu andamento interrompido em fevereiro de 2020, após a realização das provas objetivas e discursivas, pois, segundo a Defensoria Pública do Estado da Bahia seriam averiguadas possíveis falhas no edital que comprometeram os direitos dos candidatos.

O edital foi publicado pela PM BA abrindo 1.000 vagas para participação no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM) e 250 vagas para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (QPBM).

continua depois da publicidade

Contudo, a previsão governamental, desde antes do lançamento do concurso, era de que, além dessas 1.250 vagas já distribuídas para o ano de 2020, outras 1.250 vagas seriam preenchidas somente no ano de 2021, aproveitando-se os candidatos classificados.

Com isso, o total geral de vagas seria de 2.500 para os próximos dois anos.

A remuneração pode chegar a R$ 3.410,68 por jornadas de 40 horas semanais trabalhadas.

continua depois da publicidade