Substituto do Bolsa Família pode ficar pronto somente em 2021, entenda

Mesmo com fortes rumores apontando para o cancelamento do Renda Cidadã, o líder do governo no Senado informou que existem discussões a respeito de um substituto do Bolsa Família. Eduardo Gomes (MDB-TO), por outro lado, informou que o novo programa somente ficará pronto em 2021. Na última quinta-feira (26/11), o parlamentar disse que ainda não […]

Mesmo com fortes rumores apontando para o cancelamento do Renda Cidadã, o líder do governo no Senado informou que existem discussões a respeito de um substituto do Bolsa Família. Eduardo Gomes (MDB-TO), por outro lado, informou que o novo programa somente ficará pronto em 2021. Na última quinta-feira (26/11), o parlamentar disse que ainda não há “ambiente político já definido” sobre a melhor estratégia para os futuros financiamentos.

continua depois da publicidade

“As discussões continuam muito fortes, mas não dá para saber se esse instrumento surge já na aprovação da PEC Emergencial ou se é criada todo uma preparação para o debate em janeiro e fevereiro, já que teremos discussão sobre reforma administrativa, tributária e outras matérias importantes”, explicou Eduardo Gomes durante pronunciamento no Palácio do Planalto.

O líder do governo no Senado, então, comentou que o substituto do Bolsa Família será devidamente aprovado a partir de janeiro de 2021. Até porque o Poder Executivo pretende ampliar os debates para entrar em consenso com as casas legislativas. O novo programa de assistência, conforme Eduardo Gomes, poderá ser apresentado fora da PEC Emergencial.

Substituto do Bolsa Família pode ser financiado por meio de cortes nos gastos

Conforme o parlamentar Eduardo Gomes, o governo federal está pensando em financiar o substituto do Bolsa Família com cortes nos incentivos e subsídios tributários. O Congresso Nacional, por outro lado, poderá não aceitar a proposta.

continua depois da publicidade

“É um elemento da discussão, mas a gente entende que o esforço maior vai ser feito para garantir o direito (ao programa) e cortar outro tipo de despesa. A gente não tem, na minha opinião, ambiente político já definido para saber qual será a estratégia. (…) O que a gente nota é que o Congresso vai ser mobilizado para esse debate, porque existe uma necessidade grande de amparo social e de ambiente para recuperação da economia”, argumentou Gomes.

De acordo com apurações do Estadão/Broadcast, lideranças do governo e integrantes da equipe econômica estariam voltando a cogitar a implementação de cortes nos gastos públicos. A iniciativa, vetada pelo presidente Jair Bolsonaro, poderá ser novamente proposta após o fim das Eleições 2020.

Existe, supostamente, consenso para incluir um parecer do senador Márcio Bittar (MDB-AC) sobre os “gatilhos” na contenção de despesas obrigatórias. Lembrando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, já levantou a possibilidade de extinguir alguns programas sociais para financiar o substituto do Bolsa Família, como a Farmácia Popular e o abono salarial.

continua depois da publicidade