Concurso Polícia Federal: diretor confirma 2.000 vagas em duas turmas; entenda

Durante cerimônia de encerramento do CFP (Curso de Formação Profissional), o diretor da corporação confirmou o provimento de 2.000 vagas até o ano de 2022. Rolando Alexandre disse que, além das 1.500 vagas já autorizadas no concurso Polícia Federal, 500 oportunidades excedentes vão ser preenchidas em segunda turma de candidatos classificados. continua depois da publicidade […]

Durante cerimônia de encerramento do CFP (Curso de Formação Profissional), o diretor da corporação confirmou o provimento de 2.000 vagas até o ano de 2022. Rolando Alexandre disse que, além das 1.500 vagas já autorizadas no concurso Polícia Federal, 500 oportunidades excedentes vão ser preenchidas em segunda turma de candidatos classificados.

continua depois da publicidade

“Neste momento a formação dos novos policiais federais não estaria acontecendo sem o seu apoio (Bolsonaro) incondicional em recomposição dos quadros da Polícia Federal – não apenas com essa turma que se forma hoje, mas também com a realização de um novo concurso público de 2 mil vagas: 1.500 já para 2021 e os excedentes para 2022”, o diretor-geral da PF explicou no dia 14 de dezembro de 2020.

Dessa maneira, o novo concurso Polícia Federal terá 1.500 vagas para a primeira turma de 2021. Veja a distribuição dos postos efetivos, conforme o documento oficial de autorização:

  • Agente da Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão da Polícia Federal: 400 vagas;
  • Delegado da Polícia Federal: 123 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Concurso Polícia Federal: aplicação das etapas eliminatórias

Diferentemente do estabelecido no aval de autorização, as provas do concurso Polícia Federal poderão ser realizadas nos dois meses subsequentes ao edital de abertura. Isso porque o Ministério da Justiça e Segurança Pública entregou documento para modificar os prazos previstos (na autorização original, consta o período de quatro meses).

continua depois da publicidade

Além do mais, o secretário-executivo da pasta quer que as provas sejam aplicadas ainda em 2021. Térsio Issami também sinalizou que o curso de formação profissional (CFP) deverá ter duração máxima de 10 semanas para ambas as turmas de aprovados. Vale destacar, no entanto, que essas mudanças ainda vão ser analisadas pelo Ministério da Economia.

Até então, sabe-se que o edital de abertura será provavelmente lançado em até seis meses, contando a partir da data de publicação do aval (09/12). Durante cerimônia realizada em outubro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro havia mencionado que o documento já está sendo finalizado. “Estamos ultimando a confecção [do edital]”, afirmou na época.