Concurso PF: Bolsonaro volta a falar sobre a abertura de vagas

Nesta quinta-feira, 8 de outubro, o presidente Jair Messias Bolsonaro voltou a falar sobre o edital do próximo concurso da Polícia Federal. O discurso aconteceu na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília, durante o evento de solenidade do encerramento dos cursos de formação profissional dos cargos de Escrivão, Agente e Papiloscopista da PF. As […]

Nesta quinta-feira, 8 de outubro, o presidente Jair Messias Bolsonaro voltou a falar sobre o edital do próximo concurso da Polícia Federal. O discurso aconteceu na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília, durante o evento de solenidade do encerramento dos cursos de formação profissional dos cargos de Escrivão, Agente e Papiloscopista da PF. As informações são da Agência Brasil.

continua depois da publicidade

O presidente não poupou elogios à instituição, destacando o trabalho dos agentes no combate à corrupção no país. “Um dos efeitos do profícuo trabalho de vocês foi a mudança do status quo da política brasileira. Vocês ajudaram a mudar paradigmas, a mostrar para todos no Brasil que nós temos como ser um país melhor e diferente”, afirmou.

Bolsonaro também tocou no assunto do concurso durante sua fala. “Por iniciativa do Diretor-Geral e do Ministro da Justiça, conseguimos, junto ao Ministro da Economia, a oportunidade de mais 2 mil vagas para o ano que vem. Estamos ultimando a confecção do edital de modo que o possamos ter esse efetivo a mais para combater o crime organizado no país”, afirmou o presidente.

continua depois da publicidade

Novo concurso da PF

No mês de agosto de 2020, foi confirmado pelo Governo Federal a abertura do novo concurso da Polícia Federal. O edital contará com 2 mil novas vagas para os cargos de Agente de Polícia Federal (1016 vagas); Escrivão (600 vagas); Delegado (300 vagas) e Papiloscopista (84 vagas).

Bolsonaro e Rolando Alexandre, diretor da PF, conversaram com os ministros Paulo Guedes e André Mendonça para autorizarem o edital. “Com toda certeza, a Polícia Rodoviária Federal também vai ter concurso em breve, de modo que seus quadros permaneçam cumprindo com seu dever no controle e prevenção nas estradas”, disse o presidente à época.

Os salários variam entre R$ 12.522,50 e podendo chegar até R$ 30.936,91. A previsão é que o novo edital seja publicado até o dia 8 de dezembro e as provas sejam aplicadas em abril. Confira abaixo o cronograma completo, que segundo um agente da PF vazou no primeiro semestre deste ano.

continua depois da publicidade
  • Assinatura do contrato com a organizadora: 23 de novembro de 2020
  • Publicação de edital: 8 dezembro de 2020
  • Aplicação das provas objetivas e discursivas: 11 de abril de 2021
  • TAF: 12 a 13 de junho de 2021
  • Aplicação do exame médico: 17 e 18 de julho de 2021
  • Prova de digitação: 22 de agosto de 2021
  • Avaliação psicológica: 26 de setembro de 2021
  • Heteroidentificação de candidatos negros: 31 de outubro de 2021
  • Avaliação de títulos: 22 a 26 de novembro de 2021
  • Resultado final: 21 de dezembro de 2021
  • 1º Curso de Formação: janeiro de 2022
  • 2º Curso de Formação: julho de 2022