Concurso Caixa: previsão de 10 mil contratações em breve. Saiba mais

Concursos públicos federais importantes muitas vezes surgem quando menos se espera, ainda que em tempos difíceis como o atual. Foi assim, dias atrás, com o concurso do Banco do Brasil. Agora, estamos presenciando a boa notícia sobre o novo concurso Caixa! continua depois da publicidade Concursos com vagas para nível médio: 94 editais abertos no […]

Concursos públicos federais importantes muitas vezes surgem quando menos se espera, ainda que em tempos difíceis como o atual. Foi assim, dias atrás, com o concurso do Banco do Brasil. Agora, estamos presenciando a boa notícia sobre o novo concurso Caixa!

continua depois da publicidade

Sim, isso mesmo. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, divulgou nas redes sociais que o banco vai preencher nada menos do que 10 mil vagas.

Mas nem todas essas 10 mil estão confirmadas. Segundo Guimarães, a distribuição dos novos postos de trabalho, no momento, é a seguinte:

continua depois da publicidade
  • 3.000 vagas dependem de autorização da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais);
  • 1.000 vagas confirmadas para novo concurso público voltado a Pessoas com Deficiência (PcD);
  • 5.200 vagas para Estagiários e Jovens Aprendizes;
  • 800 vagas para Vigilantes e Recepcionistas temporários (que podem ser contratados por meio de empresas terceirizadas).

Edital do concurso Caixa sai em setembro de 2021

O primeiro edital da Caixa Econômica está com previsão, segundo Pedro Guimarães, de sair até o mês de setembro de 2021.

Serão 1.000 vagas exclusivamente voltadas para candidatos com deficiência (PcD). Como a porta de entrada para as carreiras do banco costuma ser o cargo de Técnico Bancário, todas as vagas PcD deverão ser de ensino médio.

A expectativa quanto às outras 3.000 vagas efetivas é que a SEST autorize as convocações dos aprovados no último concurso Caixa, de 2014.

continua depois da publicidade

De acordo com publicação no Instagram da Caixa, as novas contratações reforçam o papel da instituição “como o banco de todos os brasileiros, com a maior presença bancária no país, com 26 mil pontos de atendimento”.

Vagas para temporários na Caixa

Toda essa demanda por novos funcionários será necessária para contemplar a ampliação no número de agências da Caixa em todo o país. Serão 250 novas unidades.

Além das 4.000 vagas efetivas (1.000 para PcD e 3.000 para convocações), Pedro Guimarães assegurou que um total de 6.000 novos servidores temporários serão contratados para assumir os cargos de Vigilante e Recepcionista.

continua depois da publicidade

Confira a íntegra da fala do presidente da Caixa:

Temos uma notícia muito importante para vocês. Vamos contratar mais 10 mil pessoas! Destas, 4 mil serão para novos empregados (3 mil dependem da autorização da SEST e mil serão PcD’s, em um novo concurso, em setembro deste ano). Além disso, são 5.200 estagiários e aprendizes e 800 vigilantes e recepcionistas, fundamentais para as 250 novas agências que estamos abrindo. Ou seja, é a Caixa Econômica Federal, o banco de todos os brasileiros, pensando sempre no melhor atendimento para os clientes e na melhor qualidade de vida e de trabalho para os empregados. Um grande abraço!

Último concurso Caixa foi em 2014

A Caixa, de fato, necessita fazer contratações o quanto antes. Segundo os últimos dados levantados, o déficit de empregados está na casa dos 17 mil.

O último concurso público foi realizado em 2014, com a organização do Cebraspe. A meta foi preencher cadastro reserva para os cargos de Técnico Bancário Novo, Engenheiro Agronômico, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Civil e Médico do Trabalho.

continua depois da publicidade

Agora, com o anúncio do presidente da instituição, todas as expectativas se voltarão para a autorização da SEST, em prol das convocações desses aprovados de 2014.

No último edital, a remuneração prevista para Técnico Bancário, cargo mais concorrido, era de R$ 2.025,00 mensais. Hoje, o salário está em torno de R$ 3 mil mensais, sem contar os adicionais.

Quem segue carreira na Caixa, recebe diversos outros benefícios que elevam bastante o salário. Alguns exemplos são:

  • Participação nos lucros e resultados;
  • Auxílio-creche/babá
  • Plano de Previdência Complementar;
  • Plano de Saúde;
  • Auxílio-refeição; e
  • Auxílio-alimentação.