Concurso Corpo de Bombeiros BA: edital pode abrir até 115 vagas

Um novo concurso Corpo de Bombeiros BA foi confirmado! As 115 vagas a serem preenchidas serão para Agentes, Oficiais e Tenentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). As contratações serão de ampla concorrência (aberto ao público) e para quem já faz parte da instituição. continua depois da publicidade Fundo eleitoral de 2022: Bolsonaro […]

Um novo concurso Corpo de Bombeiros BA foi confirmado! As 115 vagas a serem preenchidas serão para Agentes, Oficiais e Tenentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). As contratações serão de ampla concorrência (aberto ao público) e para quem já faz parte da instituição.

continua depois da publicidade

As informações foram divulgadas pela própria corporação, por meio de perfil em rede social. Agora, após este anúncio, o certame aguardará a publicação da autorização, comissão e banca organizadora para que o edital esteja pronto para publicação.

Vagas previstas no concurso Corpo de Bombeiros BA

De acordo com o CBMBA, as oportunidades serão divididas da seguinte forma:

continua depois da publicidade
  • Quadro de Oficiais Bombeiros Militares: 40 vagas (público em geral);
  • Quadro de Oficiais Auxiliares Bombeiros Militares: 45 vagas (servidores efetivos);
  • Quadro Especial de Tenentes Auxiliares Bombeiros Militares: 30 vagas (servidores efetivos).

De acordo com o último concurso realizado, após o curso de formação, o Oficial Bombeiro Militar pode ter remuneração de até R$ 3.001,82 .

Último concurso realizado

No ano de 2019, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou edital dos concursos públicos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia.

As primeiras etapas do certame foram realizadas no início de 2020. Entretanto, em razão da pandemia da COVID-19, todo o cronograma sofreu atraso.

continua depois da publicidade

O edital publicado pela PM BA contemplou a oferta de 1.000 vagas para participação no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM) e 250 vagas para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (QPBM).

Contudo, a previsão governamental, desde antes do lançamento do concurso, era de que, além dessas 1.250 vagas já distribuídas para o ano de 2020, outras 1.250 vagas seriam preenchidas somente no ano de 2021, aproveitando-se os candidatos classificados.

Com isso, o total geral de vagas seria de 2.500 para os próximos dois anos. A banca organizadora do certame foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

continua depois da publicidade