Concurso Caixa 2021: quais são as 10 mil vagas anunciadas?

Todos os concurseiros de plantão acompanharam nesta semana de julho que Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou nada menos do que 10 mil vagas (concurso Caixa 2021). Mas, você já sabe o que está por trás desse anúncio, ou seja, sobre quais vagas ele está falando? continua depois da publicidade Vagas de emprego […]

Todos os concurseiros de plantão acompanharam nesta semana de julho que Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou nada menos do que 10 mil vagas (concurso Caixa 2021). Mas, você já sabe o que está por trás desse anúncio, ou seja, sobre quais vagas ele está falando?

continua depois da publicidade

É isso que vamos te esclarecer de uma vez por todas nesta notícia. Mas, antes, lembramos que, no Brasil, muitas vezes somos pegos de surpresa, ao nos deparar com concursos lançados sem muito alarde, mas de grande repercussão nacional.

Foi assim, para citar um exemplo recente, com o concurso Banco do Brasil, lançado após as pessoas não terem lá muita esperança de que saísse de fato. Daí a importância de continuar estudando!

continua depois da publicidade

Com a Caixa não foi diferente. Poucos candidatos acreditavam que um bom concurso para o banco iria acontecer nesse ano tão difícil, por causa da pandemia da Covid-19.

Concurso Caixa 2021: o que está por trás das 10 mil vagas

A principal informação que está por trás do anúncio sobre a abertura de 10 mil vagas é que não haverá concurso público para preencher 10 mil vagas.

Isso mesmo: de concurso público, para empregados efetivos da Caixa, serão apenas 1.000 vagas, destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD’s).

continua depois da publicidade

Esse concurso público específico para o público-alvo destacado terá seu edital lançado por volta do mês de setembro de 2021. Não há dúvidas de que será bastante disputado, apesar de restrito.

A justificativa para tal certame é de ordem legal: a Caixa precisa se adequar à Lei nº 8.213/91, que prevê 5% das vagas em suas agências para pessoas com deficiência ou pessoas reabilitadas.

Como serão preenchidas as 9 mil vagas restantes?

Pedro Guimarães não chegou a dizer de forma explícita, mas já se sabe que, do total, 3 mil vagas serão destinadas à reposição de postos de trabalho decorrentes das aprovações do concurso caixa realizado anteriormente.

continua depois da publicidade

Ou seja, se a SEST aprovar, a Caixa vai convocar os aprovados que estavam aguardando há anos por isso, tendo ocorrido, inclusive, brigas judiciais a respeito.

Com isso, já são 4 mil vagas. As outras 6 mil ficarão, nas palavras do próprio Pedro Guimarães, assim direcionadas:

“São 5.200 estagiários e aprendizes e 800 vigilantes e recepcionistas, fundamentais para as 250 novas agências que estamos abrindo.”

Como será o concurso Caixa 2021 para 1.000 vagas

A expectativa é de que o concurso da Caixa para Pessoas com Deficiência – PcD seja lançado até setembro de 2021.

continua depois da publicidade

Provavelmente, guardadas as particularidades dos candidatos, o certame deverá seguir os os mesmos procedimentos do último concurso do banco, lançado no ano de 2014.

Ao que tudo parece indicar, o concurso público trará vagas para o emprego de Técnico Bancário, porta de entrada na instituição, com exigência de ensino médio.

Como foram as provas do último concurso Caixa?

As provas foram elaboradas e aplicadas pela equipe do Cebraspe. O salário inicial anunciado na época foi de R$ 2.025,00 mensais, acrescido de vantagens como:

  • Participação nos lucros e nos resultados;
  • Auxílio-13º Cesta-alimentação;
  • Auxílio-creche/babá
  • Plano de Saúde;
  • Plano de Previdência Complementar;
  • Auxílio-refeição;
  • Auxílio-alimentação.

Os candidatos a Técnico Bancário responderam a uma prova objetiva e discursiva, sobre os seguintes assuntos:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Ética;
  • Legislação Específica;
  • Conhecimentos específicos (ou de atendimento ou de tecnologia da informação e de conhecimentos bancários).