Concursos Abertos e Previstos em Setembro oferecem mais de 4 mil vagas; veja destaques

Dentre os concursos abertos e previstos, existem cerca de 4 mil vagas esperadas. Confira mais detalhes sobre os certames do país.

O mês de setembro começou com um bom número de concursos abertos e previstos. Mesmo com a crise imposta pela pandemia e fatores políticos, aos poucos os certames vão retomando. Dentre os concursos abertos e previstos, existem cerca de 4 mil vagas esperadas.

continua depois da publicidade

Alguns concursos já foram autorizados para as próximas semanas e outros já estão em andamento. Confira logo abaixo.

Concursos abertos e previstos para setembro

Caixa Econômica Federal (PcD)

A Caixa Econômica Federal promoverá concurso para preenchimento de 1.000 vagas para pessoas com deficiência (PcD). A banca organizadora para esse concurso foi divulgada em extrato do contrato do dia 31 de agosto de 2021.

continua depois da publicidade

A previsão é que o edital saia ainda neste mês de setembro. A organizadora será a Fundação Cesgranrio.

Polícia Civil Distrito Federal (PCDF)

O concurso para Polícia Civil do Distrito Federal prevê o preenchimento de cerca de 300 vagas. A autorização assinada pelo governador poderá ser publicada ainda na primeira quinzena de setembro.

As oportunidades são para Agente de Custódia e Delegado.

continua depois da publicidade

Polícia Penal no Distrito Federal

Ainda no Distrito Federal, também foi confirmado o concurso para Polícia Penal, que tem a garantia do governo do estado de lançar o edital até novembro. O concurso poderá ter 1.179 vagas, sendo 400 para contratação imediata e outras 779 para formação de cadastro de reservas.

Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE SC)

O concurso, que já havia sido divulgado e autorizado, também teve banca organizadora confirmada. Todas as etapas estão sendo executadas pela Fundação Carlos Chagas. Serão preenchidas quatro vagas imediatas para Defensor Público, além de cadastro reserva. Inscrições foram abertas no dia 06 de setembro.

Concurso Polícia Penal MG

Outro concurso que está autorizado e com edital divulgado é o da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. As oportunidades são para a Polícia Penal e as inscrições terão início no dia 22 de outubro.

continua depois da publicidade

A banca organizadora é o Instituto Selecon e, ao todo, serão preenchidas 2.420 vagas.

Defensoria Pública do Estado do Pará

No estado do Pará, a Defensoria Pública divulgou o concurso para preenchimento de 10 vagas na função de Defensor Público Substituto – Categoria Inicial. As inscrições seguem abertas provavelmente até o dia 04 de outubro e tem como banca organizadora o Cebraspe.

O salário inicial é de R$ 20.568,34. Além das vagas para contratação imediata, ainda será realizado cadastro de reservas.

continua depois da publicidade

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)

Ainda no setor jurídico, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP) está com 845 vagas abertas de nível médio para a função de Escrevente Técnico Judiciário.

Esse é um dos maiores certames no país, com vagas para a capital de São Paulo e diversas cidades divididas em sub-regiões.

Outros concursos previstos (2021/2022)

Muitos concursos estão com previsão de lançamento até 2022; outros ainda para este ano de 2021. Entre eles, destacam-se os seguintes:

  • Ministério da Agricultura,
  • Pecuária e Abastecimento – MAPA (1.744 vagas);
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (várias vagas);
  • Receita Federal (mais de 600 vagas);
  • Telebrás (várias vagas);
  • Agência Brasileira de Inteligência – ABIN (várias);
  • Exército do Brasil (522 vagas – temporárias);
  • Entre outros.

Existem diversos concursos sendo retomados após a baixa nos números de casos da COVID-19 e, portanto, tiveram início nos trâmites a partir de setembro. Agora, é se preparar para esses concursos e escolher o que mais está relacionado com sua frente de atuação profissional.

Até o final do ano, a expectativa é de que alguns concursos grandes sejam lançados, como o da Caixa.