Confira 4 partes de corpos de famosos que estão preservadas até hoje

São pessoas que ajudaram a construir a nossa história pela sua genialidade, generosidade e empatia para com o sofrimento dos seres.

Em determinados períodos da história da humanidade, pessoas se tornaram famosas pelas suas contribuições para a ciência, por desencadearem guerras e revoluções e por libertarem povos há centenas de anos subjugados. Com seus feitos, elas ajudaram a construir a nossa história.

continua depois da publicidade

Algumas dessas pessoas, inclusive, foram tão marcantes no período em que viveram – e continuam a ser – que tiverem partes de seus corpos retiradas quando morreram. Essas partes estão preservadas até hoje em diferentes partes do mundo.

Ficou curioso em saber quais são os famosos que tem suas partes do corpo preservadas? Então confira, a seguir, a lista que preparamos com 5 dessas figuras históricas.

continua depois da publicidade

1. Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos. Ele governou o país norte-americano de 1861 a 1865, ano em que foi morto em um atentado no Teatro Ford. Na ocasião, ele foi baleado na cabeça pelo ativista do Sul John Wilkes Booth.

Lincoln foi levado ao hospital, mas acabou não resistindo aos ferimentos. Durante a tentativa de salvar a sua vida, médicos retiraram fragmentos do crânio de Lincoln, os quais não foram enterrados junto ao corpo.

Hoje, os fragmentos do crânio de Lincoln estão preservados no acervo do Museu Nacional de Saúde e Medicina, e foram colocados junto a bala que o matou.

continua depois da publicidade

Durante o governo de Abraham Lincoln, aconteceu a Guerra Civil Americana, conflito desencadeado pela revolta dos estados sulistas norte-americanos que queriam a se separar-se dos Estados Unidos. Lincoln tornou-se uma figura histórica também por ter abolido a escravidão no respectivo país.

2. Galileu Galilei

Galileu Galilei (1564 – 1642) foi um importante físico, matemático, astrônomo italiano durante o Renascimento. Ele ficou famoso pelas suas descobertas na área da física e da astronomia.

Entre essas descobertas, está a confirmação do modelo de Copérnico, que defendia que o Terra orbitava o Sol, ou seja, o nosso planeta não era o centro do universo.

continua depois da publicidade

Por conta dessa descoberta, Galileu foi perseguido pela Santa Inquisição e foi condenado a viver seus últimos anos de vida em prisão domiciliar.

Galileu faleceu em 1642 e foi enterrado em uma sala na Basílica de Santa Croce, localizada em Florença (Itália). Anos mais tarde, em 1737, seu corpo foi transferido para a sala principal da basílica.

Durante esse processo, partes de seu corpo foram removidas como relíquias. Uma delas foi o seu dedo médio da mão direita, que hoje está preservado e se encontra no Museu de História da Ciência, em Florença.

continua depois da publicidade

3. Albert Einstein

Alberto Einstein (1879-1955) marcou a nossa história pela sua genialidade. Ele foi um físico teórico que desenvolveu a teoria da relatividade geral, considerada um dos pilares da física moderna juntamente com a mecânica quântica.

Justamente pela sua genialidade é que seu cérebro foi retirado de seu corpo para que fosse estudado por cientistas americanos. O objetivo era verificar a existência de diferenças entre um cérebro de uma pessoa comum e um cérebro de um gênio. Seus olhos também foram removidos de seu corpo.

Hoje, o cérebro de Einstein está guardado no Museu Nacional de Saúde e Medicina dos Estados Unidos. Já os seus olhos podem ser encontrados em Nova York.

4. Buda

Sidarta Gautama (563 a.C. a – 483 a.C.), conhecido popularmente como Buda, foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal. Ele ficou conhecido por, ao renunciar ao trono, ter se dedicado a buscar a erradicação das causas do sofrimento de todos os seres.

Com essa busca, ele encontrou um caminho até ao chamado “despertar” ou “iluminação”, tornando-se um mestre espiritual, dando início ao Budismo.

Ao morrer, Buda foi cremado e teve seus dentes caninos retirados pelos seus seguidores. Hoje, eles estão guardados em um templo na Sri Lanka, país localizado no sul da Índia.