Demissão em massa: Empresa troca 90% dos funcionários por IA e gera polêmica

Nas redes sociais, internautas questionaram sobre qual foi o suporte que a empresa prestou ao 90% de funcionários demitidos.

Até então, muito se ouviu falar sobre como a Inteligência Artificial pode gerar demissões em massa, mas neste ano foi possível ver na prática como isso pode acontecer. Afinal, isso aconteceu recentemente numa empresa indiana que trocou funcionários por Inteligência Artificial.

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De acordo com o pronunciamento do próprio criador da empresa Dukaan, o empresário Suumit Shah, 90% dos funcionários do setor de atendimento ao cliente foram trocados. Isso acontece justamente em meio aos debates sobre substituição em massa.

Claro que não demorou muito até que a publicação se tornasse uma polêmica nas redes sociais, né? No Twitter, usuários questionaram sobre qual teria sido o suporte que a empresa teria oferecido aos 90% de funcionários trocados.

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Além disso, o fato serviu para acender o alerta sobre o medo de mais demissões num futuro próximo, o que diversos estudos mostram que pode acontecer. Inclusive, já existe uma virada de chave acontecendo no mercado pelo uso da IA.

Por exemplo, na Índia, país da empresa Dukaan, essa prática já começou a ser adotada por diversas outras companhias e o mesmo acontece ao redor do mundo. Inclusive, a tendência é que esse ritmo se torne cada vez mais acelerado nos próximos anos.

A resposta da empresa

Certamente a empresa não ficaria sem dar uma resposta às diversas críticas que recebeu na internet. Em nova publicação, Shah disse que empresários de startups e empresas iniciais precisam priorizar o lucro ao invés de tentarem se tornar “unicórnios”.

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Além disso, o empresário aproveitou para falar sobre como os recursos de Inteligência Artificial podem melhorar o desempenho da empresa. No caso, ele mencionou como o setor de atendimento ao cliente tinha muitos problemas antes da substituição da mão de obra.

No caso, os funcionários de telemarketing ou atendimento virtual foram substituídos pelos chatbot’s. Shah disse que o mecanismo consegue responder uma super variedade de perguntas e é uma opção muito mais em conta financeiramente.